Crítica: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

percy_jackson

Per­cy Jack­son (Logan Ler­man[bb]) é um meni­no que tem difi­cul­dades na esco­la, por causa da sua dislex­ia e déficit de atenção, e de adap­tação em ger­al. Tem somente um ami­go e não con­segue enten­der porque sua mãe gos­ta do padras­to, mes­mo ele sendo um cara total­mente intol­eráv­el e repug­nante. Mas tudo muda em sua vida quan­do é ata­ca­do por sua pro­fes­so­ra sub­sti­tu­ta, Mrs Dodds (Maria Olsen), que na ver­dade é uma Fúria (tam­bém con­heci­da como Erí­nia), questionando‑o sobre o escon­der­i­jo dos Raios. Este inci­dente aca­ba rev­e­lando que ele é um semi­deus, fil­ho de Posei­don (Kevin McK­idd[bb]), e que as pes­soas mais próx­i­mas têm lig­ações com todo este mun­do de mitos e magias.

Esta é a base do enre­do de Per­cy Jack­son e o Ladrão de Raios (Per­cy Jack­son and the Light­ning Thief, EUA, 2010), de Chris Colum­bus, inspi­ra­do na obra de Rick Rior­dan. As com­para­ções des­ta história com Har­ry Pot­ter são inevitáveis, ain­da mais pelo fato de Colum­bus ter dirigi­do os dois primeiros filmes da série. Como não li nen­hum dos livros, de ambas as séries, e só assisti ao ter­ceiro filme do Har­ry Pot­ter, fico bem lim­i­ta­do pra faz­er qual­quer tipo de com­para­ção, mas achei bem mais atraente o fato do filme ter como tema prin­ci­pal as mitolo­gias em vez de bruxaria.

O filme mostra uma ver­são atu­al­iza­da das mitolo­gias, em con­jun­to com toda a mod­ernidade do mun­do atu­al, trazen­do alguns resul­ta­dos bem engraça­dos, como a uti­liza­ção da parte espel­ha­da de um iPod, para olhar a medusa, e um All Star com asas, para voar. O rit­mo mais acel­er­a­do, como os mitos foram abor­da­dos, seguin­do o fluxo das infor­mações de hoje em dia, sem ficar se pren­den­do a lon­gas expli­cações, tam­bém ficou bem inter­es­sante. Insti­gan­do mais facil­mente a curiosi­dade de quem vê o filme, prin­ci­pal­mente do públi­co mais novo, para depois pesquis­ar, as infor­mações, por si próprio.

Entre­tan­to, há tam­bém uma acel­er­ação na evolução dos per­son­agens, que ficou, em cer­tos momen­tos, atro­pela­da. Não há, prati­ca­mente, aque­la fase de tran­sição que ocorre no con­hec­i­men­to e apren­diza­do de uma nova téc­ni­ca de luta, por exem­p­lo. As coisas sim­ples­mente vão acon­te­cen­do como se nada pre­cisas­se ser apren­di­do ou treina­do. Isto lem­bra bas­tante alguns jogos de videogames, onde bas­ta você ter o con­t­role em mãos que, sem nen­hu­ma ou quase nen­hu­ma instrução, é pos­sív­el faz­er coisas incríveis com o seu per­son­agem na tela. O que, de cer­ta for­ma, pode difi­cul­tar o proces­so de envolvi­men­to e pos­síveis iden­ti­fi­cações na jor­na­da do herói Per­cy Jack­son. Se a car­ac­ter­i­za­ção dos per­son­agens, prin­ci­pal­mente os deuses, e os cenários são pobre­mente elab­o­ra­dos, geran­do a impressão de que você esta assistin­do a uma mon­tagem mal fei­ta, da época gre­ga, em um teatro bara­to, os efeitos espe­ci­ais foram muito bem tra­bal­ha­dos, não haven­do aque­la sen­sação de que os seres mitológi­cos foram inseri­dos através da Chro­ma Key.

Per­cy Jack­son e o Ladrão de Raios é um filme para quem está bus­can­do por diver­são e queren­do con­hecer, por alto, seres mitológi­cos viven­do no mun­do atu­al. Além de óti­mo, para insti­gar a curiosi­dade sobre este mun­do de mitos e con­hec­i­men­to, é per­feito para um entreten­i­men­to leve e engraçado.

O hot­site cri­a­do para a série (e usa­do para o filme tam­bém) pos­sui infor­mações sobre vários per­son­agens, mas infe­liz­mente cria cer­ta con­fusão, pois vários detal­h­es não têm a ver com o que foi exibido no filme, mas sim com os livros. Ficou bem legal a ideia de cri­ar um “per­fil” de cada um dess­es per­son­agens, pare­ci­do com o do Orkut, só que com infor­mações adap­tadas ao mun­do atu­al, com uma lista de gos­tos para filmes, pro­gra­ma de TV, livros. Há até um espaço com comen­tário dos out­ros per­son­agens da história. Mas tiran­do esta parte, o resto do site ain­da pos­sui um con­teú­do e inter­a­tivi­dade muito fra­ca com os vis­i­tantes, uma pena. Para quem se inter­es­sar, a Fol­ha sele­cio­nou alguns per­son­agens míti­cos do filme e colo­cou uma descrição sobre eles, segun­do o Dicionário de Mitolo­gia Gre­ga e Romana (Jorge Zahar Edi­to­ra), que pode ser vista cli­can­do aqui.

Con­fi­ra tam­bém a críti­ca deste filme no blog Claque ou Cla­que­te, por Joba Tri­dente.

Trail­er:


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


2 Comments

  1. WordPress › Error

    There has been a critical error on this website.

    Learn more about troubleshooting WordPress.