A Flor Mais Grande do Mundo

Que Sara­m­a­go escrevia tex­tos tocan­do fun­do nas questões humanas, não é nen­hu­ma novi­dade. O por­tuguês, mor­to em jun­ho desse ano, cri­a­va ficções que brin­cavam e sim­ulavam, com belas metá­foras, a sociedade e o com­por­ta­men­to humano.  No ini­cio da déca­da de 70, ain­da no começo da car­reira, foi con­vi­da­do para escr­ev­er algo para cri­ança, e mes­mo temeroso do resul­ta­do, escreveu A flor mais grande do mun­do.

O con­to infan­til, que faz sen­ti­do em qual­quer idade, rela­ta um meni­no curioso que desco­bre uma flor, em um vazio enorme, prestes a mor­rer de sede. Eis que o meni­no não se con­for­ma em ape­nas vê-la naque­la situ­ação. Sara­m­a­go ini­cia a nar­ra­ti­va já deixan­do claro que não tem o dom de con­tar histórias para os pequenos, pois existe uma neces­si­dade de se falar a lín­gua deles, em con­tar algo que lhes toque. Mas é impos­sív­el não ser toca­do pela belís­si­ma e sen­sív­el nar­ra­ti­va. Um dos pon­tos mais bacanas é a pro­pos­ta do escritor para que todos ree­screvam a história do seu jeito fazen­do que ela pos­sa con­tin­uar andan­do pelo mun­do nas mais diver­sas lin­gua­gens e estilos.

Em 2006, o dire­tor galeano Juan Pablo Etchev­er­ry deu vida para o con­to de Sara­m­a­go, crian­do uma col­ori­da e boni­ta ani­mação em Plas­tili­na, uma vari­ação da ani­mação em stop-motion com mate­ri­ais maleáveis.

Em 2009 Sara­m­a­go comen­tou sobre o cur­ta e con­to no seu blog.

httpv://www.youtube.com/watch?v=-KTL94Rl7CI


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab