Eliane Fetzer no 28º Festival de Dança de Joinville

O tra­bal­ho da gaúcha Eliane Fet­zer, rad­i­ca­da há 21 anos em Curiti­ba, chega a um momen­to espe­cial. Des­de 1997, Eliane par­tic­i­pa com seus gru­pos do Fes­ti­val de Dança de Joinville, mas nun­ca teve tan­tas core­ografias para serem mostradas. São dez no total, entre mostra com­pet­i­ti­va e pal­co aber­to, de quinze inscritas no proces­so sele­ti­vo. Essa aprovação reflete o grande momen­to de um grupo de bailar­i­nos ded­i­ca­dos, com téc­ni­ca apu­ra­da e deter­mi­na­dos a seguir em frente, mes­mo com as adver­si­dades: a Cia. Eliane Fet­zer.

Nes­ta ocasião feliz, Eliane Fet­zer con­segue mostrar que suas car­ac­terís­ti­cas de coreó­grafa são impres­sas tan­to na dança con­tem­porânea como no jazz, dois esti­los com­ple­ta­mente dis­tin­tos e que gan­ham seus respec­tivos espaços na obra des­ta coreógrafa.

Para a Mostra Com­pet­i­ti­va, as cin­co core­ografias aprovadas explo­ram tan­to a for­mação de con­jun­tos como os solos mas­culi­no e fem­i­ni­no, ten­do tam­bém coreó­grafos con­vi­da­dos assi­nan­do alguns tra­bal­hos. Cada tra­bal­ho explo­ra aspec­tos da dança que são vitais para Eliane: força, téc­ni­ca, per­son­al­i­dade, ver­sa­til­i­dade, organi­ci­dade, segu­rança e beleza.

Na core­ografia “Nihim – Segure por um Instante”, o coreó­grafo con­vi­da­do Air­ton Rodrigues (BTG) explo­ra o uni­ver­so lúdi­co, ao reunir pequenos spots de luz, cores e até mes­mo o black­out com movi­men­tos extrema­mente flu­i­dos e orgâni­cos, que car­ac­ter­i­zam a dança con­tem­porânea. Ao som leve de Ben Harp­er, o resul­ta­do é um espetácu­lo de nat­u­ral­i­dade e respiro, tra­bal­han­do tam­bém com a expec­ta­ti­va da sur­pre­sa do públi­co. Esta é a segun­da vez que Air­ton cria para a Cia. Eliane Fet­zer definin­do este tra­bal­ho como “uma festa”.

Para o jazz, Eliane Fet­zer explor­ou a sen­su­al­i­dade do tan­go, na core­ografia “A luz, o sen­ti­men­to e as men­ti­ras”. Com 18 bailar­i­nos no pal­co, o espaço é preenchi­do com duos, trios, con­jun­tos mas­culi­nos e fem­i­ni­nos, que ref­er­en­ci­am clara­mente os movi­men­tos do tan­go orig­i­nal. O tom sen­su­al, no entan­to, é dado pelos movi­men­tos mas­culi­nos, o que mostra o lado vir­il e provoca­ti­vo da dança. Esta core­ografia con­quis­tou o 2º lugar do 18º Fes­ti­val Inter­na­cional Pas­so de Arte, real­iza­do de 9 a 18 de jul­ho, em Inda­iatu­ba (SP).

Além destas duas core­ografias de grupo, Eliane Fet­zer terá mais três tra­bal­hos com­petindo: dois solos de dança con­tem­porânea e out­ra core­ografia de grupo, com jazz. O solo fem­i­ni­no é assi­na­do por Rob­son Schmoeller, que já fez parte da Cia. Eliane Fet­zer e hoje atua em uma com­pan­hia de Niterói (RJ).

”Hoje, sin­to um momen­to difer­ente dos nos­sos gru­pos. Nos­sos bailar­i­nos mostram uma grande maturi­dade e isso se reflete no que mostramos no pal­co”, avalia Eliane. A Cia. de Dança Eliane Fet­zer par­tic­i­pa des­de 1997 do Fes­ti­val, quan­do con­quis­tou o 3º lugar da mostra com­pet­i­ti­va, com a core­ografia de jazz amador “Armage­don”. Em 1999, a core­ografia “Pic­tures”, tam­bém de jazz, gan­hou o 2º lugar da mostra competitiva.

Core­ografias sele­cionadas para Mostra Com­pet­i­ti­va (pal­co fecha­do) do Cen­tro de Even­to Cau Has­sen, pelo 28º Fes­ti­val de Dança de Joinville:

Dia 22/07, quin­ta-feira — Dança con­tem­porânea – Con­jun­to — cat­e­go­ria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Core­ografia: Nihim — Segure Por Um Instante, de Air­ton Rodrigues (BTG)
Descrição: Fala das sen­sações de estar e deixar de estar, de segu­rar por um instante aqui­lo que é bom e fugir do que é ruim. A efe­meri­dade das relações vista pelo lado pos­i­ti­vo: quan­do esque­ce­mos alguém esta­mos pron­tos para con­hecer out­ro alguém.

Dia 23/07, sex­ta-feira — Dança con­tem­porânea — Solo Fem­i­ni­no – cat. Avançada
Cia Eliane Fetzer
Baila­r­i­na solista: Melis­sa de Castro
Core­ografia: ENQUANTO VOCÊ NÃO VEM, de Rob­son Schmoeller (RJ)
Descrição: Fala da espera… Espero por você e me dis­tan­cio da esper­ança de ver, me entrego à des­pe­di­da no anseio do que virá.

Dia 25/07, domin­go — Jazz – con­jun­to — cat­e­go­ria Avançada
Grupo de Jazz Eliane Fetzer
Core­ografia: A LUZ, O SENTIMENTO E AS MENTIRAS, de Eliane Fetzer
Descrição: Fala de cor­pos na penum­bra e do sim­ples dese­jo do con­ta­to físi­co. A luz reflete nos olhos o sen­ti­men­to que o coração não é capaz de trans­mi­tir. As pes­soas são tomadas pela paixão men­tirosa e carnal.

Dia 25/07, domin­go — Jazz — Solo fem­i­ni­no – cat­e­go­ria Avançada
Baila­r­i­na Solista: Julia Meirelles
Core­ografia: CABEÇA DE GUEIXA CORPO DE MULHER, de Eliane Fetzer
Descrição: Retra­ta a história de uma gueixa da Chi­na tradi­cional, que ten­ta livrar-se de toda a “antigu­idade” para viv­er nos tem­pos modernos.

Dia 30/07, sex­ta-feira — Dança con­tem­porânea — Solo Mas­culi­no – cat. Avançada
Cia Eliane Fetzer
Bailar­i­no solista: André de Oliveira
Core­ografia: POR UM INSTANTE, de Rob­son Schmoeller
Descrição: Nos instantes em que me vejo, eu e meu cor­po… Instantes… me vejo… eu e meu espaço…instantes, me vejo… Eu.

Core­ografias sele­cionadas para a mostra de Pal­cos aber­tos, durante o even­to, sem competição:

Jazz Con­jun­to – cat­e­go­ria Avançada
Eliane Fet­zer Jazz
Core­ografia: KUNG FU, de Eliane Fetzer

Dança Con­tem­porânea – cat­e­go­ria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Core­ografia: PORQUE PRECISO DE VOCÊ, de Eliane Fetzer

Dança Con­tem­porânea – cat­e­go­ria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Core­ografia: VOZES, de Eliane Fetzer

Dança Con­tem­porânea — Solo Mas­culi­no – cat­e­go­ria Avançada
Cia Eliane Fetzer
Core­ografia: POR TODA MINHA VIDA, de Eliane Fetzer

Jazz — Con­jun­to Sênior
Eliane Fet­zer Juve­nil Jazz
Core­ografia: EL CUERPO, de Vanes­sa Castro


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Eventos and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab