Crítica: O Último Mestre do Ar

O ultimo mestre do ar

O Últi­mo Mestre do Ar (The Last Air­ben­der, EUA, 2010), com roteiro e direção de M. Night Shya­malan, é uma exper­iên­cia visu­al e míti­ca fan­tás­ti­ca. Todos os efeitos espe­ci­ais foram extra­or­di­nar­i­a­mente bem tra­bal­ha­dos, com uma riqueza de detal­h­es que é incrível.

Em um mun­do divi­di­do em qua­tro nações (água, ter­ra, ar e fogo), onde cada uma dom­i­na seu respec­ti­vo ele­men­to, somente uma pes­soa pode dom­i­nar todos eles: o Avatar. Aang (Noah Ringer) é a encar­nação do últi­mo Avatar e com a aju­da de Katara (Nico­la Peltz) e a seu irmão Sok­ka (Jack­son Rath­bone), ten­tará res­gatar a paz em uma ter­ra dom­i­na­da pelo povo do fogo e suas máquinas de ferro.

A enre­do foi basea­do na ani­mação Avatar: The Last Air­ben­der, e provavel­mente não usaram no lon­ga o nome Avatar para não ser con­fun­di­do com o filme de James Cameron. Os comen­tários que já li a respeito com­para­n­do a obra orig­i­nal com este lon­ga é o de sem­pre, do orig­i­nal ser muito mel­hor. Como ain­da não vi a obra orig­i­nal não pos­so comen­tar nada a respeito, mas fiquei com mui­ta von­tade de con­hecê-la. Mas de qual­quer for­ma, achei mes­mo assim o filme váli­do como uma óti­ma pro­pa­gan­da á serie.

Ape­sar da história ser extrema­mente inter­es­sante, O Últi­mo Mestre do Ar ficou com um quê de: algo ori­en­tal feito por um oci­den­tal. Fica fal­tan­do algu­ma coisa, parece tudo meio mecâni­co demais, a palavra que até ago­ra mel­hor resum­iu essa fal­ta, ape­sar de ain­da não con­seguir expres­sar tudo, foi: fal­ta de envolvi­men­to sen­ti­men­tal. Se você perce­beu a mes­ma coisa e con­seguiu sin­te­ti­zar isso de uma maneira mel­hor, me avise por comentário.

Como prati­ca­mente toda pro­dução hol­ly­wood­i­ana, em O Últi­mo Mestre do Ar tam­bém não podia fal­tar um par român­ti­co clichê, só que des­ta vez com­ple­ta­mente força­do e fora de con­tex­to (com Jack­son Rath­bone, um dos atores da Saga Crepús­cu­lo, garan­ti­n­do mais “fer­vor” ain­da) e out­ros clichez­in­hos bási­cos. Pelo menos essas tomadas de romance não chegam a inco­modar muito, pois são bem cur­tas, difer­ente do que acon­te­ceu em Príncipe da Pér­sia — As Areias do Tem­po.

Seguin­do a onda caça níquel dos filmes con­ver­tidos para 3D, este é ape­nas mais um deles onde o ele­men­to mais tridi­men­sion­al do filme é a leg­en­da. São pou­cas coisas que ficaram inter­es­santes na con­ver­são e muitas delas ficaram bem explíc­i­tas que foram con­ver­tidas, igual acon­te­ceu com Alice no País das Mar­avil­has. Por­tan­to, não vale a pena ver O Últi­mo Mestre do Ar em 3D.

No ger­al O Últi­mo Mestre do Ar é uma exper­iên­cia muito boa, cheia de sig­nifi­ca­dos e com um visu­al exce­lente, val­en­do a ida ao cin­e­ma para aproveitar ao máx­i­mo toda sua pro­dução. O seu grande pon­to neg­a­ti­vo é que a história do filme não ter­mi­na, acred­i­to que tudo pode­ria ter sido muito mais inter­es­sante se fos­se feito em ape­nas um longa.

Para quem quis­er há um jogo de luta do Avatar em flash, basea­do na série, que lem­bra um pouco Mor­tal Kom­bat. Um diver­tido pas­satem­po para as horas vagas ou momen­tos de tédio.

Out­ra críti­cas interessantes:

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=Xrly2SGyTkM


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


10 Comments

  1. WordPress › Error

    There has been a critical error on this website.

    Learn more about troubleshooting WordPress.