Alessandra Haro prorroga exposição fotográfica “Transeuntes” com novidades

O trabalho da fotógrafa Alessandra Haro em seu retorno à Curitiba causou tamanha curiosidade que a exposição, que terminaria nesta semana, será estendida até o dia 11 de dezembro, com a possibilidade de agendamento de visitas monitoradas com a autora das obras, que explicará sobre o processo de criação das fotos, trajetória do trabalho e até mesmo sobre a fotografia, ajustando seu discurso ao grupo da visita.

Na exposição “Transeuntes”, Alessandra Haro trabalhou com o espaço urbano contemporâneo conceituado pelo antropólogo francês Marc Augé, para quem o espaço urbano influencia o comportamento das pessoas e, muitas vezes, direciona para o individualismo. A partir da ideia de não-lugares, consideradas por Augé lugares de passagem sem identidade, a artista trabalha com os pilares: tempo, espaço e individualismo. Alessandra fotografou personagens anônimas que, retiradas de seu contexto são reinseridas neste mesmo ambiente, mas em novas condições, proporcionando uma nova ordem entre o real e o irreal.

Assim como o trabalho de todos esses artistas, a exposição “Transeuntes” permite instigar o olhar – Em tempos de manipulação digital, como nos relacionamos com outros processos de construção imagética? Qual é a dimensão do ser humano diante dos grandes centros urbanos e de seus fluxos acelerados?

Estas são apenas algumas das muitas questões propostas pelas nove fotos da exposição, cuja solução de impressão foi dada pela F9. Também apoiam a exposição: Night Party, Hamburgueria do Vicente e Padaria America.

SERVIÇO:
Exposição de fotografia artística Transeuntes, por Alessandra Haro
Até 11 de dezembro, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.
Visitas monitoradas com a artista podem ser agendadas no Museu.
Local: Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro, 1348)
Informações: (41) 3018 6194 ou www.museuguidoviaro.org
Entrada franca. As fotografias da exposição estão disponíveis para venda.

Sobre Alessandra Haro
Nasceu em Curitiba, em 1976. Publicitária (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1998), especializou-se em Antropologia Visual (Universidade Candido Mendes (2004) e se tornou mestre em Fotografia Artística pela Universidad Europea de Madrid (Espanha, 2010). Trabalha com fotografia e na área audiovisual desde 1996.

Participou em mais de 30 filmes (longas, curtas e documentários) como fotógrafa still, assistente de direção, diretora de produção, etc. Foi coordenadora e professora de Produção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema (2004/2005) e lecionou a mesma disciplina na escola Centro Europeu (2007/2009). Também atuou como diretora audiovisual, por 4 anos, na produtora IESDE Brasil S.A.

Em Madri, foi assistente dos artistas espanhóis Cristina Lucas e Fernando Sanchez Castillo, trabalhou como fotografa still e assistente de produção no primeiro curta-metragem em 3D com personagens reais da Espanha (“Enjoy”) e como produtora do vídeoarte “Episódios Nacionais. Tática” e ainda, no departamento de exposições no “XIII PhotoEspaña – Festival Internacional de Fotografía y Artes Visuales”, coordenando a montagem das exposições da fotografa argentina Adriana Lestido e de Fernando Sanchez Castillo. Em Zurique, Suíça, fotografou espetáculos de teatro e dança em um dos mais importantes festivais de artes cênicas da Suiça, o “Zürcher Theater Espektakel” de 2010.

Como autora, realizou diversas exposições individuais e coletivas, e atualmente segue desenvolvendo seus trabalhos pessoais e colaborando com jornais, ONG’s e grupos de arte contemporânea.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Eventos e tags , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab