Crítica: Acampando no Inferno

Para um filme do gênero sus­pense real­mente fun­cionar é necessário uma boa dose de ele­men­tos inteligentes que atra­iam o espec­ta­dor. Além dis­so, a pelícu­la deve ter um roteiro que real­mente sur­preen­da e não caia na mesmice comum ao esti­lo. Infe­liz­mente, Acam­pan­do no Infer­no (Camp Hope, E.U.A, 2010) , dirigi­do por George Van­Buskirk, é mais um sus­pense for­ja­do por preconceitos.

O enre­do de Acam­pan­do no Infer­no con­siste em um grupo de jovens cristãos, que todo verão vão para aos arredores de Nova Jer­sey acam­par para realizarem seu retiro espir­i­tu­al, fug­in­do das dis­trações da vida comum. Um padre, aparente­mente caris­máti­co, é o guia dess­es jovens na redenção dos peca­dos, mas algo de estran­ho acon­tece com ele e coisas assus­ta­do­ras começam a sur­gir no pequeno grupo. Rec­hea­do de sím­bo­los con­sid­er­a­dos pagãos, o enre­do se envere­da para o lado dos peca­dos cometi­dos por cristãos fiéis e de que for­ma se dão as punições con­tra aque­les que não respeitam as leis divinas.

Alguns ele­men­tos pode­ri­am, de fato, serem muito bem uti­liza­dos no roteiro de Acam­pan­do no Infer­no, mas infe­liz­mente os exageros são os pon­tos degradantes do lon­ga. O con­ceito de comu­nidade reli­giosa se resume ao extrem­is­mo dos esti­los de vida comuns aos cristãos amer­i­canos e, em muitos casos, vezes a pre­gação aos bons cos­tumes soa força­do demais. Os jovens são repreen­di­dos de for­ma vee­mente a respeito da sex­u­al­i­dade, vida além-igre­ja e, inclu­sive, os quadrin­hos são alvo dos mon­i­tores do acam­pa­men­to con­tra o pecado.

A fotografia asso­ci­a­da aos locais de fil­magem lem­bram muito anti­gas séries americanas,bem lim­i­tadas e com pou­ca vari­abil­i­dade. Já as atu­ações, por con­ta dos ele­men­tos cita­dos, se apre­sen­taram forçadas, um exem­p­lo dis­so foi a atriz Dana Delany, con­heci­da por séries de suces­so, sur­gir como uma mãe cristã com falas e ati­tudes extrema­mente bobas. Em ger­al, no lon­ga como um todo, impera a sen­sação de fal­ta de originalidade.

Acam­pan­do no Infer­no é um filme inter­es­sante em duas questões: para com­preen­der um pouco o extrem­is­mo pre­ga­do pelas atu­ais igre­jas evangéli­cas e para aque­les que gostam de filmes de sus­pense que tra­bal­ham com as crenças reli­giosas e alien­ações quan­to a dual­i­dade da sal­vação ver­sus peca­do. Mas, no ger­al, nem mes­mo o avi­so ¨Basea­do em fatos reais¨ causa grandes sen­ti­men­tos além do sono, durante o filme.

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=tailkPqHD2U


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab