Crítica: Os Mercenários

Os Mer­cenários (The Expend­ables, EUA, 2010) é o filme que teve cenas gravadas no Brasil e ren­deu tan­ta polêmi­ca entre os politi­ca­mente cor­re­tos daqui, quan­do Stal­lone fez piadas, de for­ma bem estúp­i­da e de gos­to extrema­mente duvi­doso, sobre o Brasil. Não defen­do o que ele fez, pelo con­trário, mas tam­bém não dá pra defend­er a onda de moral­is­mo que seguiu o ocorrido.

Pre­ciso tomar algu­mas lin­has para expres­sar min­ha opinião sobre o assun­to. O brasileiro acha que é intocáv­el. Nós podemos criticar e apon­tar o dedo para tudo e todos, e tudo bem. Mas quan­do acon­tece o con­trário, somos bom­bardea­d­os com todos os meios de comu­ni­cação pos­síveis noti­cian­do e con­de­nan­do, além da facil­i­dade encon­tra­da para se ‘protes­tar’ pela inter­net. Quem se lem­bra do episó­dio de Os Simp­sons que ‘ridic­u­lar­iza­va’ o Brasil? Por todo lado apare­ce­r­am cam­pan­has de boicote etc., mas tudo bem rir dos episó­dios que ‘ridic­u­lar­izavam’ a Aus­trália, o Japão, a Irlan­da, todos os esta­dos americanos…

Aliás, aqui den­tro mes­mo, vemos pro­duções que ape­nas ele­vam os clichês region­al­is­tas car­ac­terís­ti­cos do país, e rara­mente vemos qual­quer movi­men­tação a respeito, espe­cial­mente mas­si­va como ness­es casos internacionais.

Encer­ran­do, Stal­lone foi muito infe­liz, mas isso gan­hou uma dimen­são muito maior do que dev­e­ria. E Stal­lone se retra­tou pub­li­ca­mente, e a dimen­são dada à retratação foi muito menor que aque­la dada ao comen­tário orig­i­nal. E o com­plexo de infe­ri­or­i­dade do povo brasileiro fica ain­da mais evi­dente. Não somos piores que eles, mas não somos mel­hores. Se podemos apon­tar, eles tam­bém podem. Apren­dam a con­viv­er com isso.

Quan­to ao filme, como já disse no tex­to a respeito de Machete (2010, EUA), Os Mer­cenários é um filme de ação de macho. É um revival de tudo aqui­lo que víamos nas pro­duções dos anos 80, mas repag­i­na­do com as tec­nolo­gias mod­er­nas que tor­nam a ação muito mais frenéti­ca do que era pos­sív­el na época.

O elen­co de Os Mer­cenários é este­lar para um filme do gênero, mes­mo sendo decep­cio­nante em relação ao que foi ini­cial­mente divulgado/especulado: Van Damme, Steven Sea­gal e Wes­ley Snipes foram con­vi­da­dos para papeis ou par­tic­i­pações no filme, mas ficaram de fora por vari­a­dos motivos (Van Damme e Steven Segal dec­li­naram do con­vite, e Wes­ley Snipes pos­sui uma ordem judi­cial que o impede de deixar os EUA sem aprovação de um côrte). Se tais par­tic­i­pações adi­cionaram qual­i­dade ao filme, é ques­tionáv­el, mas sem dúvi­da seri­am um atra­ti­vo! Sem os atores, o maior foco ficou, em Jason Stathan e, claro, em Sylvester Stal­lone, além de um sur­preen­dente papel impor­tante na mex­i­cana rad­i­ca­da no Brasil (e lim­i­ta­da) Gise­le Itié.

Itié é San­dra, uma mer­cenária de uma peque­na ilha sulamer­i­cana con­tro­la­da por um dita­dor. Após uma incursão à ilha em uma mis­são, os mer­cenários do títu­lo fogem para sal­var suas vidas, aju­da­dos por ela, mas Bar­ney Ross (Stal­lone) resolve voltar para res­gatá-la, em uma espé­cie de redenção. Os Mer­cenários pos­sui um enre­do raso, mas que não atra­pal­ha um filme cuja real intenção é pren­der o expec­ta­dor pela ação.

Além dos já cita­dos, o elen­co tam­bém tem Jet Li, Dolph Lund­gren (o tam­bém cita­do gigante soviéti­co de Rocky IVEUA 1985), o campeão mundi­al de UFC Randy Cou­ture, o wrestler Steve Austin e o ex-jogador de fute­bol amer­i­cano Ter­ry Crews. Há tam­bém uma par­tic­i­pação de Mick­ey Rourke, inter­pre­tan­do um ex-mer­cenário e tat­u­ador – par­tic­i­pação que pode­ria ser maior, porque Rourke sem­pre é sensacional.

Mas o grande momen­to para os fãs de ação dos anos 80 é, sem dúvi­da algu­ma, o encon­tro (pela primeira vez em um filme) de Stal­lone, Arnold Schwarzeneg­ger e Bruce Willis, sem dúvi­da os três maiores expoentes do gênero. Willis é Mr. Church, o homem que con­tra­ta os mer­cenários para a mis­são na ilha, e o Gov­er­na­tor é o mer­cenário a quem o serviço é ofer­e­ci­do, jun­to com Stal­lone. A cena é cur­ta, mas o sufi­ciente para faz­er bril­har os olhos dos fãs de Ram­bo, do Exter­mi­nador do Futuro e de Duro de Matar, além de ter uma exce­lente pia­da de ocasião.

Sylvester Stal­lone é sem dúvi­da um dos maiores heróis que eu já tive. O cara aju­dou os rebeldes no Afe­gan­istão, res­ga­tou os sol­da­dos no Viet­nã e venceu o gigante soviéti­co em ple­na Moscou. OK, não foi exata­mente ‘ele’, mas con­tin­ua sendo legal pra caramba.

Então, Os Mer­cenários é um bom filme de ação. Claro que podia ser mel­hor, mas cumpre o prometi­do. Não perde o pique, tem explosões, tiros, brigas e algu­mas cenas engraçadas. E o cin­e­ma pre­cisa dis­so, também.

Out­ras críti­cas interessantes:

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=ZhrThK3q6BA


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Cinema, Críticas and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab