Dica de leitura: Macanudo

Macanudo, em espanhol: extraordinário, excelente, estupendo, magnífico.

E é essa palavra que é usada para o título da coleção de tirinhas do cartunista argentino Liniers, ou melhor, Ricardo Siri Liniers, nascido em Buenos Aires, que quando cursou publicidade percebeu que o que mais gosta(va) de fazer é desenhar.

Dono de um traço encantador, é difícil dizer qual personagem é o mais interessante, porque todos trazem um pouco da questão do existencialismo e quase sempre faz referência a outros artistas. Nada melhor que palavras de uma cartunista para explicar melhor quem é Liniers:

foto por Juliana via Flickr

“Qualquer um pode desenhar um gato, qualquer um pode desenhar uma garota ou um homem com chapéu, mas não é qualquer um que pode fazer com que esse gato, essa garota ou esse homem com chapéu sejam diferentes de todos os que tivéssemos visto anteriormente e passem a fazer parte do mundo como se os conhecêssemos.
Liniers desenha personagens, e seus personagens são extraordinários. E os desenha tão bem que são todos lindos, até os feios são tão perfeitamente feios que são belos. Solitários, com uma inocência pop à vezes meio perversa, movem-se com elegância entre a tristeza e o assombro, como atores anônimos de pequenos filmes B caseiros.
Lápis, nanquim e aquarela se unem habilmente com a poesia e o absurdo em um mundo cheio de surpresas. Qualquer coisa pode acontecer em Macanudo. Suas histórias caem no humor inocente com a pureza de quem desfruta das coisas mais bobas da vida.
Liniers desenha um mundo duro com absoluta delicadeza. Uma alegria melancólica que contrasta com a felicidade boba. Seu trabalho é belo e divertido. E ele é um rapaz macanudo.”
(Maitena in: Macanudo n. 1 / por Liniers. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2008.)

Quem quiser conhecer um pouco mais desse cartunista, pode visitar seu site ou espiar a Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo, de segunda a sexta.

Aqui no Brasil suas tirinhas são publicadas pela Zarabatana, e infelizmente só tem publicado até o volume 3. Infelizmente, porque na Argentina as tirinhas estão no 8º volume.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emHQ da Semana, HQs e tags , , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Emanuela C., Juliana Rita, Ana Andriow, Emanuela C., interrogAção and others. interrogAção said: HQs – Dica de Leitura: Macanudo, a coleção de tirinhas do cartunista argentino Liniers http://bit.ly/i2NPo5 […]

  2. avatar Luciana disse:

    Bela dica, Ju. Valeu

  3. avatar Sofía disse:

    “Aguante” Liniers, como se fala aquí na Argentina. Ele é, depois de Quino, uns dos melhores.
    Adorei o artigo juli!
    Beijos

  4. avatar Paula disse:

    Também adoreeeeiii a dica… sao desenhos cheios de personalidade

Spirallab