Corpos Celestes: novo filme de Marcos Jorge estreia sexta em Porto Alegre

Depois de con­quis­tar públi­co e críti­ca com o pre­mi­a­do lon­ga Estô­ma­go, estreia nes­ta sex­ta-feira, dia 18, em Por­to Ale­gre, o novo filme do dire­tor Mar­cos Jorge, Cor­pos Celestes. O tra­bal­ho, em parce­ria com o dire­tor Fer­nan­do Severo, leva às telonas temas pouco vis­tos no cin­e­ma: astrono­mia e cos­molo­gia. O enre­do usa o uni­ver­so da ciên­cia, com todo o seu metodis­mo e pre­cisão, para abor­dar o con­fli­to entre razão e emoção que pega de sur­pre­sa um astrônomo bem sucedido.

O dra­ma con­ta a história de Fran­cis­co (Dal­ton Vigh), um astrônomo que cresceu apren­den­do sobre plan­e­tas e con­ste­lações, e que deve sua pro­du­ti­va car­reira a um fato de seu pas­sa­do. Mas viven­do seu pre­sente, o cien­tista ques­tiona a insignificân­cia do homem e a imen­sid­ão do cos­mos. Nes­sa situ­ação, ele é sur­preen­di­do pelas próprias emoções e tem que encar­ar seus maiores mis­térios. O astrônomo terá de lidar com seus sen­ti­men­tos por Diana (Car­oli­na Holan­da), uma moça bem difer­ente dele, muito à von­tade com o seu lugar no universo.

O filme tem no elen­co tam­bém Antar Rohit, Alexan­dre Nero e o meni­no Rodri­go Cor­nelsen, além de out­ros 18 atores e aprox­i­mada­mente 500 fig­u­rantes. O lon­ga foi grava­do em cin­co difer­entes cidades: Curiti­ba, São Paulo, Cas­tro, Piraquara e Araucária, em mais de 20 difer­entes locações.

A primeira exibição de Cor­pos Celestes acon­te­ceu no 37° Fes­ti­val de Cin­e­ma de Gra­ma­do, onde o filme rece­beu o prêmio de Mel­hor Fotografia. Além dis­so, foi exibido no 40th Inter­na­tion­al Film Fes­ti­val of Goa, na Índia, e no 5° Fes­ti­val de Cin­e­ma de Goiâ­nia, onde rece­beu os prêmios de Mel­hor Tril­ha Sono­ra, Mel­hor Direção de Arte, Mel­hor Fotografia e Ator Rev­e­lação. No 4° Fes­ti­val da Lapa, em 2010, Cor­pos Celestes rece­beu o prêmio de Mel­hor Fig­uri­no. Foi um dos 15 filmes brasileiros incluí­dos na seleção “Brasil: el cine del siglo XXI” real­iza­da por José Car­los Avel­lar e Gian­ni Ottone na 55ª Sem­ana Inter­na­cional de Cine de Val­ladol­id, na Espan­ha, em out­ubro de 2010. Em novem­bro, o filme rece­beu tam­bém os prêmios de Mel­hor Direção e Mel­hor Roteiro no 5° Fes­ti­val de Cin­e­ma dos Sertões.

Pro­duzi­do pela Zen­crane Filmes e com dis­tribuição nacional da Pan­da Filmes, Cor­pos Celestes foi fil­ma­do em 2006, a par­tir de prêmio de pro­dução de filmes do Gov­er­no do Paraná. O lon­ga, con­tu­do, só pode ser final­iza­do em 2009/2010, depois de vencer os edi­tais de final­iza­ção e difusão do BNDES e da Petro­bras. Mais infor­mações no site do filme

O filme já estre­ou nas seguintes cidades, con­fi­ra a pro­gra­mação dos cin­e­mas no site do Refilmagem:

Curiti­ba
São Paulo
Rio de Janeiro

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=rTvJZ7S9GFc


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Cinema and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab