Moloko

Festival Verão RS 2011: Danúbio

danubioDanúbio (Brasil, 2010), dirigido por Henrique Lima, é o primeiro documentário da série Grandes Mestres, sobre a vida e obra do artista plástico gaúcho Danúbio Gonçalves. Na única sessão que foi exibida no 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, estava presente não só o diretor do documentário, mas também o próprio Danúbio, que após a exibição conversaram um pouco com a plateia.

Danúbio Villamil Gonçalves, nascido em Bagé, RS, em 1925 é gravador, desenhista, pintor e professor. Para ler mais sobre o artista, visite a Wikipedia, Enciclopédia Itaú Cultural ou no MARGS (este possui um material muito interessante).

No documentário não há um narrador principal, apenas depoimentos, que em grande parte são do próprio artista, gerando um clima de conversa bem pessoal e amigável. Há também várias tomadas exibindo as obras de Danúbio, o que é um prato cheio não só para aqueles que apreciam a sua obra, mas também para aqueles que a desconhecem. Durante quase toda a duração do longa, uma trilha sonora quase sempre instrumental, ajuda a manter o ritmo de Danúbio, apesar de não ter sido necessária em várias situações.

Em Danúbio, são mostrados também alguns trechos de filmes mexicanos muito interessantes, como do diretor Gabriel Figueroa que já possuía uma técnica, enquadramentos e montagens que só hoje em dia estão mais adotados e muitas vezes quem os utiliza serem modernos. Aliás, esta é uma das brigas do Danúbio, a incorporação da tradição da arte ocidental, pois se vive num momento de negação do passado. O artista é um dos que defende bastante esta valorização e deixa isto bem claro não só no documentário, mas na sua fala após a sua exibição em conjunto com o diretor que também defende esta posição.

Para quem gosta de arte e quer conhecer um pouco mais sobre a vida, obra e ideiais do artista, Danúbio é uma ótima oportunidade. Não é sempre que se vê um documentário tão bem feito sobre este gênero em território nacional. Com certeza vale a pena assisti-lo!

Confira abaixo alguns trechos do documentário Danúbio:


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emCinema, FestivalVerãoRS 2011 e tags , , , , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Spirallab