Tudo é Remix — Parte 2

A críti­ca em cima dos mashups, remix­es e cola­gens em ger­al dos canais de vídeo como Youtube e Vimeo é fer­ren­ha. O ques­tion­a­men­to em torno dos dire­itos autorais sobre as pro­duções de ima­gens é até supe­ri­or à pro­dução musi­cal, como é vis­to em Tudo é Remix — Parte 1.

A sen­sação mais recor­rente ao sair de uma sala de cin­e­ma nos últi­mos tem­pos é de que aqui­lo já foi vis­to antes, que há muitas refer­ên­cias pre­sentes e as vezes, elas se apre­sen­tam em dema­sia. Não por aca­so, Tudo é Remix — Parte 2 ini­cia com o foco no enorme número atu­al de sequên­cias, remakes, adap­tações e etc., mostran­do que mes­mo sem quer­er a indús­tria cin­e­matográ­fi­ca é o seg­men­to que mais ali­men­ta o con­ceito de remix.

O pon­to mais bacana abor­da­do em Tudo é Remix — Parte 2 é jus­ta­mente os argu­men­tos uti­liza­dos em favor do uso de refer­ên­cias na qual­i­dade das pro­duções. Quentin Taran­ti­no talvez seja hoje o dire­tor que mais abusa da téc­ni­ca de jun­tar suas próprias prefer­ên­cias e orga­ni­za-las em um argu­men­to. Exem­p­lo dis­so são os tra­bal­hos com Robert Rodriguez, sem­pre fazen­do refer­ên­cia ao cin­e­ma exploita­tion dos anos 70, e o duo Kill Bill com car­ac­terís­ti­cas que vão des­de as artes mar­ci­ais e Bruce Lee até os filmes west­erns americanos.

O ide­al­izador do pro­je­to Tudo é Remix, o canadense Kir­by Fer­gu­son, disponi­bi­liza todas as refer­ên­cias uti­lizadas — vídeos, ima­gens, sons e etc — no site do pro­je­to. Ele está no proces­so de cri­ação de uma ter­ceira parte que irá se focar de como um tra­bal­ho orig­i­nal depende da com­bi­nação de refer­ên­cias. O pro­je­to é ali­men­ta­do de doações e mes­mo não sendo nen­hu­ma grande rev­olução é mais um doc­u­men­tário que reforça a vel­ha pre­mis­sa de que nada se cria, tudo se copia.

Every­thing is a Remix [leg­en­da­do] from Marce­lo De Franceschi on Vimeo.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab