O Futuro do Livro: Giselle Beiguelman

Andan­do pelos corre­dores de uma Bien­al do Livro, como a do Rio de Janeiro no ini­cio desse mês, ven­do eles lota­dos de pes­soas com muitos impres­sos sacole­jan­do em bol­sas plás­ti­cas, parece impos­sív­el afir­mar o fim do livro físi­co. Mes­mo que os espe­cial­is­tas ditem a situ­ação e nos prometam con­formis­mo e mais facil­i­dade, nada muda esse olhar mági­co de quem vê as pes­soas encan­tadas fol­he­an­do livros de todas as cores, impressões e, por que não, cheiros.

Mas ao con­trário das pre­visões, bem otimis­tas, do mer­ca­do edi­to­r­i­al há quem não ache que o e‑book e os tablets sejam essa mar­avil­ha toda, A artista Giselle Beiguel­man foi enfáti­ca ao diz­er — na mesa do Café Literário pre­ten­siosa­mente inti­t­u­la­da de Apre­sen­tan­do o Livro Dig­i­tal — que o livro impres­so era a for­ma mais estáv­el para práti­ca da leitu­ra, o que ain­da não acon­tece com o livro dig­i­tal, des­de pelo menos mil anos. Sem exageros e muito bem pau­ta­da, Giselle é uma das mais pro­lí­fi­cas pesquisado­ras do que ela chama de Desvir­tu­al, o fim do vir­tu­al no sen­ti­do de acabar as bar­reiras entre ele e o real. Atual­mente ela é edi­to­ra-chefe da revista Select que se propõe deixar claro sua ban­deira com con­ceitos sobre pirataria, remix, cul­tura livre, escri­ta não-cria­ti­va e a imen­sid­ão de assun­tos que englobam a cul­tura digital.

Assista abaixo ao depoi­men­to de Giselle Beiguel­man, espe­cial­mente pro inter­ro­gAção, na Bien­al do Livro Rio 2011, sobre o Futuro do Livro.

httpv://www.youtube.com/watch?v=nsUfFYtKGTo


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Bienal do Livro Rio 2011, Literatura, O Futuro do Livro and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab