Nova geração de Dramaturgos: Royal Court Theatre em Curitiba

O Núcleo de Dra­matur­gia Sesi-PR traz a Curiti­ba grandes nomes inter­na­cionais do teatro para par­tic­i­parem de uma série de atrações lig­adas a dra­matur­gia, a par­tir des­ta sex­ta-feira (25). Haverá debates e bate papos com inte­grantes do Roy­al Court The­atre, o teatro mais impor­tante da Europa e refer­ên­cia mundi­al em dra­matur­gia con­tem­porânea, além da par­tic­i­pação dos dra­matur­gos Alber­to Vil­lar­real, do Méx­i­co, e dos brasileiros Mar­cio Abreu e Rober­to Alvim.

A sem­ana de imer­são no teatro é uma ini­cia­ti­va do Núcleo de Dra­matur­gia Sesi Paraná, que tem como par­ceiro o British Coun­cil. O Roy­al Court The­atre, do Reino Unido, é um cen­tro de for­mação de novos dra­matur­gos para a Europa. “A função do Núcleo é pro­mover a cri­ação teatral, não só local­mente, mas com reflex­os nacionais, já que esta­mos fomen­tan­do a dis­cussão teatral no país”, expli­ca a ger­ente de cul­tura do Sesi-PR, Anna Zétola.

Den­tro da pro­gra­mação, no dia 25, às 20h, acon­tece uma Mesa Redon­da com inte­grantes do Roy­al Court The­atre. Par­tic­i­pam da mesa: Elyse Dodg­son, gan­hado­ra do Young Vic Award; Mike Bartlett, dra­matur­go gan­hador de diver­sos prêmios como Olivi­er, Writer’s Guild Tin­nis­wood e Imi­son; e Lyn­d­sey Turn­er, dire­to­ra asso­ci­a­da do Sheffield The­atres e do Gate The­atre, além da pre­sença de Rober­to Alvim, dra­matur­go, dire­tor e ori­en­ta­dor da Ofic­i­na Reg­u­lar do Núcleo de Dramaturgia.

Já nos dias 27, 28 e 29, acon­tece o Work­shop com Alber­to Vil­lare­al, dra­matur­go mex­i­cano fun­dador e dire­tor artís­ti­co do Pro­duc­tios Artil­haria. E, no dia 28, Alber­to Vil­lar­real tam­bém par­tic­i­pa de uma mesa redon­da com o ator, dire­tor e dra­matur­go Mar­cio Abreu. Mar­cio é fun­dador e inte­grante da Com­pan­hia Brasileira de Teatro des­de 1999.

O dra­matur­go e dire­tor Mar­cos Dama­ceno, que coor­de­na o Núcleo Sesi Paraná, afir­ma que é pre­ciso inve­stir em pro­je­tos que pro­movem uma grande mudança no pen­sa­men­to e no con­hec­i­men­to em dra­matur­gia. “O meu pen­sa­men­to é mais ou menos como o pen­sa­men­to do Stephen Daldry, dire­tor dos filmes As Horas e O Leitor, e anti­go dire­tor do Roy­al Court The­atre, que diz que o gov­er­no britâni­co investe em cen­tros de for­mação, como investe em cen­tros de pesquisa genéti­ca, para assim ten­tar avançar tam­bém no con­hec­i­men­to e entendi­men­to do que são o homem e vida”, expli­ca Dama­ceno. Diz Stephen Daldry: “inves­ti­mos muito din­heiro, tem­po e esforços para que de vez em quan­do sur­ja uma Sarah Kane (expoente da dra­matur­gia bri­tan­i­ca), e a obra des­ta, por sua vez, nos ajude a mel­hor enten­der, desco­brir e inven­tar o homem de nos­sa época”.

Serviço:
Mesa Redon­da com inte­grantes do Roy­al Court The­atre (Inglater­ra) e Rober­to Alvim (Brasil)
Data: 25/11, às 20h
Local: Casa Hoff­mann – Rua Claudi­no dos San­tos, 58. Largo da Ordem.

Mesa Redon­da com Alber­to Vil­lar­real (Méx­i­co) e Mar­cio Abreu (Brasil)
Data: 28/11, às 20h
Local: Mini­au­ditório Teatro Guaíra – Rua Amintas de Bar­ros, s/n

Work­shop com Alber­to Villarreal
Data: 27, 28 e 29/11

Para inscrições e mais infor­mações: www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Eventos and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab