O Corvo, de Valêncio Xavier

Valên­cio Xavier, pelo quadrin­ista Joe Bennet

Quan­do se fala de Valên­cio Xavier é impos­sív­el não asso­ciar a figu­ra de exper­i­men­tal­is­mo em cin­e­ma e lit­er­atu­ra. O escritor/diretor/roteirista, e tan­tas out­ras denom­i­nações, mar­cou a cena con­tem­porânea brasileira se tor­nan­do um van­guardista no assun­to de tratar o cin­e­ma de for­ma mais literária e de traz­er a força da imagem para den­tro do tex­to. Pro­va dis­so é o clás­si­co livro Mez da Grippe, de 1981, em que para tratar da gripe espan­ho­la que assolou Curiti­ba, em 1918, o escritor cria sua ficção usan­do reporta­gens e fotos da época.

No cin­e­ma, Valên­cio Xavier não fez difer­ente, suas pro­duções oscil­am entre o exper­i­men­tal­is­mo e o uso de ima­gens doc­u­men­tadas, ori­un­das de algu­ma situ­ação cotid­i­ana. Em O Cor­vo, Valên­cio vai além de uma livre adap­tação do clás­si­co poe­ma de Edgar Allan Poe, fazen­do refer­ên­cias total­mente desconec­tadas do tom som­brio e ater­ror­izante do clás­si­co. Nesse cur­ta de ape­nas 12 min­u­tos, ele trans­porta o liris­mo pelas ruas de uma Curiti­ba pre­ta e bran­ca onde o nev­er­more sai da boca de transe­untes que sim­bolizam o cor­vo mensageiro.

Quem nar­ra O Cor­vo é a bela voz do ator Paulo Autran que con­figu­ra um tom por vezes irôni­co à tradução de Rey­nal­do Jardim. As ilus­trações que apare­cem no cur­ta são do Francês Gus­ta­vo Doré que se mis­tu­ram às fil­ma­gens de Valên­cio Xavier. Com certeza uma das ver­sões — ou seria mel­hor, inter­pre­tação? — mais inter­es­santes do poe­ma. Vale ressaltar que o cur­ta ficou por décadas em VHS até que o dono de um sebo curitibano con­seguiu, com a autor­iza­ção da família Xavier, colocá-lo online. Uma preciosidade.

httpv://www.youtube.com/watch?v=VkGsBbvgofQ


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab