Portal — No Escape

Curta da Semana: Portal - No EscapeVocê acor­da den­tro de uma sala fecha­da e não tem a mín­i­ma ideia do por que esta lá. A úni­ca coisa que sabe é que todo dia alguém colo­ca uma ban­de­ja de comi­da por uma entra­da na por­ta. Na parede há alguns riscos que pare­cem a con­tagem de algu­ma coisa, mas você não sabe real­mente do que se tra­ta. Será que há um meio de escapar? Esta é a tra­ma prin­ci­pal de Por­tal: No Escape (2011), de Dan Tra­cht­en­berg.

Até ago­ra o enre­do não está muito difer­ente do que o dire­tor Chan-wook Park fez no incrív­el lon­ga metragem Old­boy em 2003. Mas Por­tal: No Escape adi­ciona um ele­men­to sur­re­al que muda tudo: uma arma de por­tais! O fun­ciona­men­to dela é bem sim­ples, o primeiro tiro abre um por­tal laran­ja e o segun­do tiro um azul, sendo que tudo que entra em um dos por­tais sai no out­ro. A questão é, pen­sar em maneiras cria­ti­vas de uti­lizar a arma para con­seguir escapar. Genial a ideia, não?!? Ela veio de um jogo que fun­ciona na mes­ma lin­ha deste enre­do, chama­do Por­tal, desen­volvi­do pela Valve Cor­po­ra­tion em 2007. Quem quis­er há uma ver­são gra­tui­ta mais sim­pli­fi­ca­da do jogo disponív­el online chama­da Por­tal: The Flash Ver­sion. Em 2011 foi tam­bém lança­da uma con­tin­u­ação do jogo chama­da Por­tal 2.

A pro­dução do Por­tal: No Escape merece tam­bém uma atenção espe­cial, pois o cur­ta foi feito com um inves­ti­men­to muito pequeno, com a aju­da colab­o­ra­ti­va de várias pes­soas que foram encon­tradas pelo dire­tor prin­ci­pal­mente através do Twit­ter. Como não havia din­heiro sufi­ciente para a cri­ação dos efeitos espe­ci­ais, Tra­cht­en­berg encon­trou pela fer­ra­men­ta três profis­sion­ais de difer­entes partes do mun­do (Holan­da, Lon­dres e Nova York), que o aju­daram sem qual­quer cus­to. Quem tiv­er inter­esse pode tam­bém assi­s­tir o Mak­ing Off de Por­tal: No Escape.

httpv://www.youtube.com/watch?v=4drucg1A6Xk


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Curta do Mês and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab