Oficina com Jean Jacques Lemêtre em Curitiba na Ave Lola

Nos dias 21, 22 e 23 de julho, artistas que buscam na música suas referências ou que fazem dela seu objeto de trabalho terão a oportunidade de se reencontrar com Jean Jacques Lemêtre, músico do Théâtre du Soleil, considerado um dos grandes grupos do teatro contemporâneo mundial.

A Oficina vai abordar as relações entre a música e o teatro a partir de princípios como o “corpo melódico”, o “corpo harmônico” e o “corpo rítmico”, que são as bases do Théâtre du Soleil, reconhecido pelo exímio trabalho coletivo dos artistas.

“Em suas criações, a diretora da companhia, Ariane Mnouchkine, propõe a perfeita simbiose entre cena e música, como se esta fosse parte da própria respiração dos atores ou uma expressão onírica do texto”, conta Ana Rosa Tezza, da Ave Lola Espaço de Criação.

Lemêtre entende que a música representa um terceiro pulmão do ator. Na companhia francesa, o performer acompanha o elenco não só ao longo das criações, mas no próprio ato da encenação. Durante a oficina, as dinâmicas serão baseadas principalmente no ritmo, na concentração e na presença cênica dos participantes por meio de diferentes modalidades de improvisação. As vagas para as atividades são limitadas.

Jean-Jacques Lemêtre é conhecido por criar centenas de instrumentos musicais e por executar mais de 2800 objetos sonoros. Ele traz no currículo o cobiçado Prêmio Molière na categoria “música para teatro” e também compõe trilhas para cinema ao lado de influentes diretores, como David Lynch. Há 20 anos, Lemêtre reúne gravações de vozes em mais de 1800 línguas e dialetos; com o registro, ele pretende compor um grande poema sinfônico.

Esta oficina acontece em parceria com o Conservatório de MPB, da Fundação Cultural de Curitiba.

SERVIÇO:
Oficina “O Teatro Música”, com Jean Jacques Lemêtre, músico do Théâtre du Soleil
Participantes: Músicos, atores, clowns, bailarinos, performers e estudantes destas áreas.
Período: 21, 22 e 23 de julho, das 09h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Ave Lola Espaço de Criação — Rua Portugal, 339 — São Francisco – Curitiba — PR
Investimento: R$200,00
Vagas limitadas.
Inscrições pelo site da Ave Lola.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Eventos e tags , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Spirallab