Filmes franceses contemporâneos em agosto no Cinecluble Sesi

Acontecem neste mês mais quatro sessões do Cineclube Sesi. Em parceria com a Aliança Francesa e apoio do Instituto Français, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil no Brasil e Processo Multiartes, as exibições dos filmes serão na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep. Após as sessões, haverá discussões em língua francesa.
A seleção de filmes franceses teve a curadoria de Lucas Murari, do Coletivo Atalante. “O recorte apresentado nesta seleção de filmes franceses contemporâneos busca explicitar a variedade de riquezas de um dos cinemas mais relevantes e originais do mundo”, afirma Lucas. A seleção reúne quatro títulos produzidos de 1994 a 2009, com obras que vão desde um decano recém-falecido (Claude Chabrol) a novos autores-experimentadores (Philippe Grandieux).
No dia 09 (quinta-feira), às 19h30, acontece a primeira exibição da série: “Um Lago” (2009), de Philippe Grandrieux. “O filme lança um olhar radical sobre a desconstrução familiar. A diretora, Catherine Breillat, é o exemplo de “feminização” que atingiu o cinema francês nas últimas décadas. A França, historicamente falando, sempre teve mulheres que se dedicavam a realização. Germaine Dulac e Agnés Varda são duas cineastas bem ousadas e renomadas em seus respectivos períodos, porém, permaneceram praticamente sozinhas nesse universo. De uns anos para cá é visível o aumento de mulheres encabeçando os filmes: Claire Denis, Noémie Lvovsky, Valérie Donzelli”, finaliza Murari.
Confira as datas e filmes exibidos:
Data: 09/08, às 19h30
Exibição e debate do filme: “Um Lago” (2009), de Philippe Grandrieux
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos

Data: 16/08
Exibição e debate do filme: “Barba Azul” (2009), de Catherine Breillat
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos

Data: 23/08
Exibição e debate do filme: “Nasci de Uma Cegonha” (1999), de Tony Gatlif
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos

Data: 30/08
Exibição e debate do filme: “Ciúme, o Inferno do Amor Possessivo” (1994), de Claude Chabrol
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos
Serviço:
Cineclube Sesi – Cinema Francês Contemporâneo
Datas: toda quinta-feira de agosto (dias 09, 16, 23 e 30)
Horário: às 19h30
Local: Centro Cultural Sistema FIEP – Sala Multiartes – Av. Cândido de Abreu, 200 – Curitiba – PR
Mais informações: www.sesipr.org.br/cultura
Entrada gratuita (sujeito à lotação)


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Cinema e tags , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab