Kinoforum Curitiba 2012, no Teatro Caixa Cultural em Curitiba

Vai ficar por Curitiba nesse feriado de 7 de setembro? Se é fã de cinema e gosta da arte do curta-metragem o Kinoforum Curitiba 2012 é uma ótima pedida. O mini-festival acontece esse ano no teatro da Caixa Cultural durante os dias 07, 08, 09 de setembro com 26 curtas de 18 países nas 5 sessões do evento que faz parte da itinerância do 23o. Festival de Curtas-Metragens de São Paulo. O evento tem entrada franca e oferece sempre o melhor que tem rolado da produção internacional, latina e brasileira de curtas, entre os filmes que fazem parte da programação estão vencedores do Urso de Ouro e Festival de Sundance.

Cada sessão terá nova programação. Os debatedores serão William Hinestrosa e Alex Andrade de Paulo e Silva, do Kinoforum de SP e Paulo Camargo, do Caderno G da Gazeta do Povo de Curitiba. A mediadora será Denize Araujo, Diretora do Clipagem – Centro de Cultura Contemporânea – e Coordenadora da pós-graduação em Cinema da UTP.

Confira a Programação:

7 de setembro de 2012 (sexta-feira)
19h
– ”Rafa” – João Salaviza (Portugal, 25min)
Às seis da manhã Rafa descobre que a mãe está detida pela Polícia. Carreira: Urso de Ouro, Berlim, 2012.

– “Um Passeio Matinal” (A Morning Stroll) – Grant Orchard (Reino Unido, 7min)
Quando um nova-iorquino passa por uma galinha, na rua, durante seu passeio matinal, somos levados a questionar qual dos dois é o verdadeiro cosmopolita. Melhor Animação, Sundance 2012; BAFTA Melhor Animação 2012 e Indicação ao Oscar de melhor animação 2012.

– “Colegas de Equipe” (Teammate) – Maya Paz (Israel, 9min)
Eleanor fica menstruada pela primeira vez, bem no dia em que deve competir num encontro regional de natação. Ela esconde isso do resto de sua equipe, que já não a aceita bem.

– “Going Kinski” – Smokey Nelson (Peru, 23min)
O filho peruano bastardo de Klaus Kinski, concebido enquanto ele filmava Fitzcarraldo, oferece um tour com a temática da cidade de Iquitos, baseada no filme, mas descobre que quase ninguém o assistiu.

– “Viraremos Petróleo” (We’ll Become Oil) – Mihai Grecu (Romênia, 8min)
Paisagens áridas mostram traços de um conflito, um inexplicável estado de crise toma conta dos espaços, transformando a geografia puramente mineral num palco de guerra. Melhor Animação Tampere FF, Finlândia, 2012.

8 de setembro de 2012 (sábado)
15h30
– “O Pavio: ou como queimei Simon Bolivar (Kako Sam Zapalio Simona Bolivara) – Igor Drljaca (Bósnia-Herzegovina, 9min)
A partir de filmes caseiros, o documentário mostra como o esforço de um garoto, para evitar uma nota baixa em um trabalho de escola, na Sarajevo dos anos 1990, pode ter contribuído para uma guerra civil.

– “A arte de andar pelas ruas de Brasília” – Rafaela Camelo (Brasil/DF, 17min)
Duas garotas se encontram na cidade. Festival de Brasília, 2011. Mostra do Filme Livre, 2011. Melhor Curta, For Rainbow, 2011,

– “Oh Willy…” – Emma de Swaef e Marc James Roels (Bélgica, 16min)
Forçado a voltar para suas raízes naturistas, Willy desajeitadamente parte para uma nobre vida selvagem. Grande Prêmio, Holland Animation FF, 2012. Grande Prêmio e Prêmio do Público , Animafest, 2012. Melhor Curta, Anifilm Tebron, 2012.

– “Tudo Bem” – Christopher Faust Pereira (Brasil/PR, 11min)
Camila terminou recentemente seu namoro. Divide agora seu tempo entre baladas, amigas e seu cachorro.

– “A Festa” (Chefu) – Adrian Sitaru (Romênia, 18min)
Neli, 55, vai para Bucareste por uns dias deixando seu filho Dan, de 17, sozinho em casa. Quando ela volta, os vizinhos correm para contar sobre a festa que aconteceu em sua ausência. Onda Curta Award, Indie Lisboa, 2012.

19h
– “Café Regular, Cairo” – Ritesh Batra (Egito, 11min)
Num café lotado no Cairo, uma relação enfrenta seu primeiro grande teste. Prêmio da Critica, Oberhausen, 2011. Menção Honrosa, Tribeca Film Festival, 2011.

– “Esquecerei esse dia” (Ia Zabubu Etot Dien) – Alina Rudnitskaya (Rússia, 24min)
O que uma mulher está pensando e sentindo pouco antes de fazer um aborto. Melhor Documentário, Varsóvia, 2011. Melhor curta documentário, S. Petersburgo, 2011.

– “Balaio de Gato” (Sac de Noeuds) – Eve Duchemin (Bélgica, 25min)
Bruxelas. Três jovens arruaceiros mexem com os passageiros de um bonde e um deles chama a atenção de Anna. Festival Internacional de Film de Femmes de Creteil, França, 2012.

– “A Maldição” (The Curse) – Fyzal Boulifa (Marrocos, 16min)
Fatine se arriscou a sair de sua vila para se encontrar com seu amante mais velho. Ao ser surpreendida por um garoto, tudo o que ela quer é voltar para casa. Melhor Curta Quinzena dos Realizadores, Cannes, 2012. Melhor curta e fotografia, UK Fujifilm Competition, 2012.

– “Bonde” (Tram) – Michaela Pavlatova (Rep. Tcheca, 7min)
Uma motorista de bonde vive mais um dia entediante de trabalho até que chacoalhões e o atrito com a rua e o ritmo da máquina de bilhetes despertam uma reação erótica nela. Melhor Ficção e Prêmio da Crítica, Annecy, França, 2012. Melhor Curta, Grenoble, 2012.

9 de setembro de 2012 (domingo)
15h30
– “Af Antü” – Alberto Gajardo (Chile, 16min)
Uma família Pehuenche é manipulada e induzida a abandonar sua cultura por outra.

– “Lila” – Sebastian Dietsch (Argentina, 15min)
O futebol e suas intrigas.

– “Nem a mim, nem a ti” – Tomás von der Osten (Brasil/PR, 13min)
De repente uma saudade e uma vontade de chorar aqueles raios de Sol. Mostra de Cinema de Tiradentes, 2012.

– “Humboldt” – René Castillo Ibaceta e Nicolas Cortes (Chile, 12min)
Preso em uma ilha ao norte do Chile, um pinguim decide retornar para a Antártica. Festival de Cine de Viña, Chile, 2012.

– “A história de alguns” (The Story of Ones) – Lan Pahm Ngoc (Vietnã, 9min)
Utilizando o som de programas banais de rádio Vietnamitas como sua base de áudio, o filme acrescenta fotos e imagens, fornecendo um rosto e um senso de contexto ao não visto.

– “Cupido” (Cupid) – John Dion (EUA, 15min)
Um cupido cansado, e alcoólatra, redescobre o amor. College Television Awards, Hollywood, 2012.

19h
– “Éguas e Papagaios” (Yeguas y Cotorras) – Natalia Garagiola (Argentina, 30min)
Delfina e suas duas melhores amigas vão passar seu último dia juntas na fazenda da família, antes da chegada dos convidados de seu casamento. Semana da Crítica, Cannes, 2012.

– “Obrigado” (Spasibo) – Anaïs Sartini (Rússia/França, 13min)
Um ator francês vai a São Petersburgo para um festival de cinema, mas percebe que ninguém consegue vê-lo ou ouvi-lo. Ele então encontra um gay russo que tem o mesmo problema.

– “Apneia” (Apnoe) – Harald Hund (Áustria, 10min)
Último filme de uma trilogia sobre a gravidade, mostra um dia na vida de uma família.

– “Loxoro” – Claudia Llosa (Peru, 18min)
Lima, Peru. Makuti, uma mãe solteira na meia idade procura desesperadamente por sua filha, ambas transsexuais. Teddy Bear, Festival de Cinema de Berlim, 2012.

– “Porcos Raivosos” – Isabel Penoni e Leonardo Sette (Brasil/PE, 10min)
Um grupo de mulheres decide fugir ao descobrir que seus maridos se transformaram misteriosamente em porcos furiosos. Quinzena dos Realizadores, Cannes, 2012.

Serviço

Kinoforum Curitiba 2012

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 7 a 9 de setembro de 2012 (sexta-feira a domingo)
Horário: sexta às 19h, sábado e domingo às 15h30 e às 19h
Ingressos: Entrada franca. (Ingressos individuais serão distribuídos 1 hora antes de cada sessão)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Cinema e tags , , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab