Kinoforum Curitiba 2012, no Teatro Caixa Cultural em Curitiba

Vai ficar por Curiti­ba nesse feri­ado de 7 de setem­bro? Se é fã de cin­e­ma e gos­ta da arte do cur­ta-metragem o Kino­fo­rum Curiti­ba 2012 é uma óti­ma pedi­da. O mini-fes­ti­val acon­tece esse ano no teatro da Caixa Cul­tur­al durante os dias 07, 08, 09 de setem­bro com 26 cur­tas de 18 país­es nas 5 sessões do even­to que faz parte da itin­erân­cia do 23o. Fes­ti­val de Cur­tas-Metra­gens de São Paulo. O even­to tem entra­da fran­ca e ofer­ece sem­pre o mel­hor que tem rola­do da pro­dução inter­na­cional, lati­na e brasileira de cur­tas, entre os filmes que fazem parte da pro­gra­mação estão vence­dores do Urso de Ouro e Fes­ti­val de Sun­dance.

Cada sessão terá nova pro­gra­mação. Os debate­dores serão William Hine­strosa e Alex Andrade de Paulo e Sil­va, do Kino­fo­rum de SP e Paulo Camar­go, do Cader­no G da Gaze­ta do Povo de Curiti­ba. A medi­ado­ra será Denize Arau­jo, Dire­to­ra do Cli­pagem — Cen­tro de Cul­tura Con­tem­porânea — e Coor­de­nado­ra da pós-grad­u­ação em Cin­e­ma da UTP

Con­fi­ra a Programação:

7 de setem­bro de 2012 (sex­ta-feira)
19h
— ”Rafa” – João Salav­iza (Por­tu­gal, 25min)
Às seis da man­hã Rafa desco­bre que a mãe está deti­da pela Polí­cia. Car­reira: Urso de Ouro, Berlim, 2012.

- “Um Pas­seio Mati­nal” (A Morn­ing Stroll) – Grant Orchard (Reino Unido, 7min)
Quan­do um nova-iorquino pas­sa por uma gal­in­ha, na rua, durante seu pas­seio mati­nal, somos lev­a­dos a ques­tionar qual dos dois é o ver­dadeiro cos­mopoli­ta. Mel­hor Ani­mação, Sun­dance 2012; BAFTA Mel­hor Ani­mação 2012 e Indi­cação ao Oscar de mel­hor ani­mação 2012.

- “Cole­gas de Equipe” (Team­mate) – Maya Paz (Israel, 9min)
Eleanor fica men­stru­a­da pela primeira vez, bem no dia em que deve com­pe­tir num encon­tro region­al de natação. Ela esconde isso do resto de sua equipe, que já não a acei­ta bem.

- “Going Kin­s­ki” – Smokey Nel­son (Peru, 23min)
O fil­ho peru­ano bas­tar­do de Klaus Kin­s­ki, con­ce­bido enquan­to ele fil­ma­va Fitz­car­ral­do, ofer­ece um tour com a temáti­ca da cidade de Iqui­tos, basea­da no filme, mas desco­bre que quase ninguém o assistiu.

- “Viraremos Petróleo” (We’ll Become Oil) – Mihai Gre­cu (Romê­nia, 8min)
Pais­agens ári­das mostram traços de um con­fli­to, um inex­plicáv­el esta­do de crise toma con­ta dos espaços, trans­for­man­do a geografia pura­mente min­er­al num pal­co de guer­ra. Mel­hor Ani­mação Tam­pere FF, Fin­lân­dia, 2012.

8 de setem­bro de 2012 (sába­do)
15h30
— “O Pavio: ou como queimei Simon Boli­var (Kako Sam Zapalio Simona Boli­vara) – Igor Drl­ja­ca (Bós­nia-Herze­gov­ina, 9min)
A par­tir de filmes caseiros, o doc­u­men­tário mostra como o esforço de um garo­to, para evi­tar uma nota baixa em um tra­bal­ho de esco­la, na Sara­je­vo dos anos 1990, pode ter con­tribuí­do para uma guer­ra civil.

- “A arte de andar pelas ruas de Brasília” – Rafaela Came­lo (Brasil/DF, 17min)
Duas garo­tas se encon­tram na cidade. Fes­ti­val de Brasília, 2011. Mostra do Filme Livre, 2011. Mel­hor Cur­ta, For Rain­bow, 2011,

- “Oh Willy…” — Emma de Swaef e Marc James Roels (Bél­gi­ca, 16min)
Força­do a voltar para suas raízes natur­is­tas, Willy desajeitada­mente parte para uma nobre vida sel­vagem. Grande Prêmio, Hol­land Ani­ma­tion FF, 2012. Grande Prêmio e Prêmio do Públi­co , Ani­mafest, 2012. Mel­hor Cur­ta, Ani­film Tebron, 2012.

- “Tudo Bem” – Christo­pher Faust Pereira (Brasil/PR, 11min)
Cami­la ter­mi­nou recen­te­mente seu namoro. Divide ago­ra seu tem­po entre bal­adas, ami­gas e seu cachorro.

- “A Fes­ta” (Che­fu) – Adri­an Sitaru (Romê­nia, 18min)
Neli, 55, vai para Bucareste por uns dias deixan­do seu fil­ho Dan, de 17, soz­in­ho em casa. Quan­do ela vol­ta, os viz­in­hos cor­rem para con­tar sobre a fes­ta que acon­te­ceu em sua ausên­cia. Onda Cur­ta Award, Indie Lis­boa, 2012.

19h
— “Café Reg­u­lar, Cairo” – Ritesh Batra (Egi­to, 11min)
Num café lota­do no Cairo, uma relação enfrenta seu primeiro grande teste. Prêmio da Crit­i­ca, Ober­hausen, 2011. Menção Hon­rosa, Tribeca Film Fes­ti­val, 2011. 

- “Esque­cerei esse dia” (Ia Zabubu Etot Dien) – Ali­na Rud­nit­skaya (Rús­sia, 24min)
O que uma mul­her está pen­san­do e sentin­do pouco antes de faz­er um abor­to. Mel­hor Doc­u­men­tário, Varsóvia, 2011. Mel­hor cur­ta doc­u­men­tário, S. Peters­bur­go, 2011.

- “Bal­aio de Gato” (Sac de Noeuds) — Eve Duchemin (Bél­gi­ca, 25min)
Brux­e­las. Três jovens arru­a­ceiros mex­em com os pas­sageiros de um bonde e um deles chama a atenção de Anna. Fes­ti­val Inter­na­cional de Film de Femmes de Creteil, França, 2012.

- “A Maldição” (The Curse) – Fyzal Bouli­fa (Mar­ro­cos, 16min)
Fatine se arriscou a sair de sua vila para se encon­trar com seu amante mais vel­ho. Ao ser sur­preen­di­da por um garo­to, tudo o que ela quer é voltar para casa. Mel­hor Cur­ta Quinzena dos Real­izadores, Cannes, 2012. Mel­hor cur­ta e fotografia, UK Fuji­film Com­pe­ti­tion, 2012.

- “Bonde” (Tram) – Michaela Pavla­to­va (Rep. Tcheca, 7min)
Uma motorista de bonde vive mais um dia ente­di­ante de tra­bal­ho até que cha­coal­hões e o atri­to com a rua e o rit­mo da máquina de bil­hetes des­per­tam uma reação eróti­ca nela. Mel­hor Ficção e Prêmio da Críti­ca, Annecy, França, 2012. Mel­hor Cur­ta, Greno­ble, 2012.

9 de setem­bro de 2012 (domin­go)
15h30
— “Af Antü” – Alber­to Gajar­do (Chile, 16min)
Uma família Pehuenche é manip­u­la­da e induzi­da a aban­donar sua cul­tura por outra.

- “Lila” – Sebas­t­ian Dietsch (Argenti­na, 15min)
O fute­bol e suas intrigas.

- “Nem a mim, nem a ti” – Tomás von der Osten (Brasil/PR, 13min)
De repente uma saudade e uma von­tade de chorar aque­les raios de Sol. Mostra de Cin­e­ma de Tiradentes, 2012.

- “Hum­boldt” — René Castil­lo Ibac­eta e Nico­las Cortes (Chile, 12min)
Pre­so em uma ilha ao norte do Chile, um pin­guim decide retornar para a Antár­ti­ca. Fes­ti­val de Cine de Viña, Chile, 2012.

- “A história de alguns” (The Sto­ry of Ones) – Lan Pahm Ngoc (Viet­nã, 9min)
Uti­lizan­do o som de pro­gra­mas banais de rádio Viet­na­mi­tas como sua base de áudio, o filme acres­cen­ta fotos e ima­gens, fornecen­do um ros­to e um sen­so de con­tex­to ao não visto.

- “Cupi­do” (Cupid) – John Dion (EUA, 15min)
Um cupi­do cansa­do, e alcoóla­tra, redesco­bre o amor. Col­lege Tele­vi­sion Awards, Hol­ly­wood, 2012.

19h
— “Éguas e Papa­gaios” (Yeguas y Cotor­ras) – Natalia Gara­gi­o­la (Argenti­na, 30min)
Del­fi­na e suas duas mel­hores ami­gas vão pas­sar seu últi­mo dia jun­tas na fazen­da da família, antes da chega­da dos con­vi­da­dos de seu casa­men­to. Sem­ana da Críti­ca, Cannes, 2012.

- “Obri­ga­do” (Spa­si­bo) – Anaïs Sar­ti­ni (Rússia/França, 13min)
Um ator francês vai a São Peters­bur­go para um fes­ti­val de cin­e­ma, mas percebe que ninguém con­segue vê-lo ou ouvi-lo. Ele então encon­tra um gay rus­so que tem o mes­mo problema.

- “Apneia” (Apnoe) – Har­ald Hund (Áus­tria, 10min)
Últi­mo filme de uma trilo­gia sobre a gravi­dade, mostra um dia na vida de uma família.

- “Lox­oro” – Clau­dia Llosa (Peru, 18min)
Lima, Peru. Maku­ti, uma mãe solteira na meia idade procu­ra deses­per­ada­mente por sua fil­ha, ambas trans­sex­u­ais. Ted­dy Bear, Fes­ti­val de Cin­e­ma de Berlim, 2012.

- “Por­cos Raivosos” – Isabel Penoni e Leonar­do Sette (Brasil/PE, 10min)
Um grupo de mul­heres decide fugir ao desco­brir que seus mari­dos se trans­for­maram mis­te­riosa­mente em por­cos furiosos. Quinzena dos Real­izadores, Cannes, 2012.

Serviço

Kino­fo­rum Curiti­ba 2012

Local: CAIXA Cul­tur­al Curiti­ba – Rua Con­sel­heiro Lau­rindo, 280 – Curiti­ba (PR)
Data: de 7 a 9 de setem­bro de 2012 (sex­ta-feira a domingo)
Horário: sex­ta às 19h, sába­do e domin­go às 15h30 e às 19h
Ingres­sos: Entra­da fran­ca. (Ingres­sos indi­vid­u­ais serão dis­tribuí­dos 1 hora antes de cada sessão)
Bil­hete­ria: (41) 2118–5111 (de terça a sex­ta-feira das 12h às 20h, sába­do das 16h às 20h e domin­go das 16h às 19h)
Clas­si­fi­cação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máx­i­ma: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Cinema and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab