Livro: Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio que Longe de Tudo, de David Foster Wallace

O escritor norte-amer­i­cano David Fos­ter Wal­lace tirou a própria vida no ano de 2008, aos 46 anos. Deixou três romances (The Broom of Sys­tem, Infi­nite Jest* e o pós­tu­mo e inacaba­do The Pale King*), três coletâneas de con­tos (Girl With Curi­u­os Hair, Brief Inter­views with Hideous Men e Obliv­ion) e dois livros de não ficção que con­tém ensaios e reporta­gens (A Sup­pos­ed­ly Fun Thing I’ll Nev­er Do Again e Con­sid­er The Lobster). 

Fã do autor de Infi­nite Jest, o escritor Daniel Galera, entrou em con­ta­to com a agente literária de Wal­lace, Bon­nie Nadell, no mes­mo ano da morte de DFW, fazen­do uma pro­pos­ta para orga­ni­zar e pub­licar uma coletânea com o mel­hor da sua não ficção como uma nova chance para os brasileiros de apre­sen­tar o autor, já que Breve Entre­vis­tas com Home­ns Hedion­dos (lança­do no país em 2005 pela Com­pan­hia das Letras) não teve uma boa recepção por parte dos leitores e da mídia. Além de ser um livro difí­cil, quase enci­clopédi­co , não hou­ve uma boa divul­gação pela editora. 

Galera rece­beu o sinal verde de Nadelle e eis que temos Fican­do Longe do Fato de Já Estar Meio que Longe de Tudo (orga­ni­za­ção e tradução Daniel Galera + Daniel Pel­liz­zari, 312 pági­nas, Com­pan­hia das Letras, R$: 44,50). Para aque­les que não estão famil­iar­iza­dos com os tex­tos de DFW em inglês e teve uma difi­cul­dade para ler os con­tos de Breves Entre­vis­tas, Fican­do Longe é a mel­hor for­ma de ter um primeiro con­ta­to com a obra “daque­le cara que usa ban­dana”.

A seleção ficou entre três reporta­gens : Fican­do Longe do Fato de Estar Meio que Longe de Tudo, Uma Coisa Suposta­mente Diver­ti­da que Eu Nun­ca Mais Vou Faz­er e Pense Na Lagos­ta. Um ensaio: Alguns Comen­tários Sobre a Graça de Kaf­ka dos quais Provavel­mente se Omi­tiu. O famoso dis­cur­so de paran­in­fo de 2005: Isto é Água. E uma crôni­ca esporti­va: Fed­er­er como Exper­iên­cia Religiosa.

O tex­to que dá títu­lo a coletânea (Fican­do Longe etc etc) é um óti­mo cartão de vis­i­tas para quem não leu nada do DFW. A revista Harper´s Mag­a­zine em 1993 deu uma cre­den­cial para o fale­ci­do autor e disse “Olha, vai lá para aque­le dia­cho de Feira Estad­ual de Illi­nois e ape­nas nos diga o que você viu, ok?”

A Feira Estad­ual de Illi­nois acon­tece anual­mente na cap­i­tal Spring­field des­de 1853 e tem como tema cen­tral a agri­cul­tura e demais out­ros even­tos que são cap­i­tanea­d­os por grandes cor­po­rações e tudo é reg­u­la­do sob o sig­no do hedo­nis­mo predatório. 

Wal­lace morou nas prox­im­i­dades de onde ocorre a feira, mas mes­mo assim lev­ou uma Aju­dante Nati­va como guia em um lugar onde você já é recep­ciona­do com uma faixa com os diz­eres “A gente quer cur­tição!”. As con­ver­sas entre David e a Aju­dante Nati­va são hilárias, mas é bom prestar atenção às con­sid­er­ações do autor, onde a feira aca­ba sendo o pon­to de par­ti­da para uma reflexão maior sobre a vida mod­er­na e suas contradições. 

A questão é: Esta­mos acos­tu­ma­dos com aglom­er­ações, caos e demais per­tur­bações da vida na cidade grande. Logo, quan­do temos opor­tu­nidade, opta­mos por FICAR LONGE. Ago­ra, quan­do você mora em Illi­nois, onde a noção de espaço é infini­ta (você fica sem­anas sem ver seus viz­in­hos), não há NADA a não ser grandes pas­tos, calor bru­tal, reli­giosos fanáti­cos, como é ir para uma Feira em um lugar que você está já está LONGE DE TUDO e encar­ar dis­trações além da con­ta? A respos­ta é: vocês vão ler e saber, oras. Parem de me olhar com essa cara.

Ain­da temos no livro o famoso tex­to do cruzeiro (Uma Coisa Suposta­mente Diver­ti­da) onde o autor vai nos mostrar o quan­to pode ser triste uma viagem em alto-mar mes­mo sendo papari­ca­do por todos os fun­cionários do navio. O ensaio sobre Kaf­ka e sua veia cômi­ca é inter­es­sante pela pre­ocu­pação de Wal­lace – que foi pro­fes­sor uni­ver­sitário – sobre como ensi­nar um clás­si­co da lit­er­atu­ra para alunos mais inter­es­sa­dos no entreten­i­men­to que só a Améri­ca pode ofer­e­cer a eles. 

Curioso como Pense na Lagos­ta, uma reportagem encomen­da­da pela revista Gourmet, para cobrir a fes­ta da Lagos­ta do Maine, ger­ou uma dis­cussão no site da revista por causa do rela­to sobre as lagostas serem coz­in­hadas vivas e isso implicar numa con­sid­er­ação do autor sobre o méto­do. E ain­da tem o dis­cur­so Isto é Água (que virou viral no youtube e mantra de mui­ta gente) e o rela­to da par­ti­da entre Fed­er­er e Rafael Nadal que pode pare­cer pouco , mas é o mel­hor primeiro con­ta­to com o autor de Infi­nite Jest.

Em algu­mas entre­vis­tas recentes, Daniel Galera disse que vai faz­er uma nova orga­ni­za­ção de tex­tos de não ficção de David Fos­ter Wal­lace. E ficamos no aguardo.

*É bom saber que está sendo fei­ta no momen­to que você lê esse tex­to ver­gonhoso, a tradução de Infi­nite Jest, o mastodonte de 1100 pági­nas, pelo rapaz que atende pela alcun­ha de Cae­tano W. Gallindo. Ele tam­bém está traduzin­do The Pale King. Você pode acom­pan­har tudo no Blog da Com­pan­hia das Letras.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Literatura, Literatura Estrangeira, Livros and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab