Asterios Polyp | HQ da Semana

Um livre ensaio sobre a arquitetura do caos

AsteriosIgnazio era irmão gêmeo idêntico de Asterios Polyp, mas morreu durante o parto. Sua ausência foi sentida pelo sobrevivente durante toda sua vida e é justamente esse gêmeo fantasma que narra essa história fabulosa sobre arte, caos e ordem.

O autor Dave Mazzucchelli trabalhou nesse livro durante 10 anos. Durante os anos 80 desenhou alguns clássicos dos quadrinhos de super-heróis, como Batman – Ano Um e Demolidor – A Queda de Murdock. Ao longo dos anos 90 dedicou-se à produção de diversas histórias em quadrinhos alternativas. Asterios Polyp foi sendo desenvolvido lentamente, enquanto Mazzucchelli lecionava na School of Visual Arts de Nova York. E, de fato, é a obra-prima do autor.

Asterios Polyp é uma ironia viva. Um brilhante arquiteto que foi consagrado no meio acadêmico graças à inovação e ousadia de seus projetos, que, apesar de geniais, jamais foram construídos.

Asterios-1

Mazzucchelli explora ao máximo a linguagem dos quadrinhos, brincando com recursos gráficos como cor e estilos de desenho para ampliar a gama de significados que permeiam a história. O design da edição é belíssimo e todo detalhe tem função narrativa.

Asterios-2Polyp interage com diversos personagens interessantes, cada um interpretando uma perspectiva sobre a vida, a arte, o caos e a ordem. Para cada personagem foi desenvolvida uma caligrafia especial para caracterizar suas falas.

Ao mesmo tempo em que aborda diversas ideias e abre portas para muita discussão e reflexão, o livro não é em nenhum momento pedante ou modorrento. A narrativa flui e os personagens cativam o leitor. Além de Asterios, a adorável Hana, a excêntrica Ursula e o vaidoso Willy Ilium se destacam.

Trata-se de uma obra espetacular, plena de significados e leituras, que conquistou a crítica ao redor do mundo e estabeleceu um novo patamar de qualidade para as chamadas graphic novels.

Asterios-3

Quem quiser se aprofundar um pouco mais na obra, veja também este post no meu blog que escrevi sobre ele.

Asterios Polyp
Autor: David Mazzucchelli
Editora: Quadrinhos na Cia.
Preço estimado: R$ 63,00


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emHQ da Semana, Livros e tags , , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Spirallab