Asterios Polyp | HQ da Semana

Um livre ensaio sobre a arquite­tu­ra do caos

AsteriosIgnazio era irmão gêmeo idên­ti­co de Aste­r­ios Polyp, mas mor­reu durante o par­to. Sua ausên­cia foi sen­ti­da pelo sobre­vivente durante toda sua vida e é jus­ta­mente esse gêmeo fan­tas­ma que nar­ra essa história fab­u­losa sobre arte, caos e ordem.

O autor Dave Maz­zuc­chel­li tra­bal­hou nesse livro durante 10 anos. Durante os anos 80 desen­hou alguns clás­si­cos dos quadrin­hos de super-heróis, como Bat­man – Ano Um e Demoli­dor – A Que­da de Mur­dock. Ao lon­go dos anos 90 dedi­cou-se à pro­dução de diver­sas histórias em quadrin­hos alter­na­ti­vas. Aste­r­ios Polyp foi sendo desen­volvi­do lenta­mente, enquan­to Maz­zuc­chel­li leciona­va na School of Visu­al Arts de Nova York. E, de fato, é a obra-pri­ma do autor.

Aste­r­ios Polyp é uma iro­nia viva. Um bril­hante arquite­to que foi con­sagra­do no meio acadêmi­co graças à ino­vação e ousa­dia de seus pro­je­tos, que, ape­sar de geni­ais, jamais foram construídos.

Asterios-1

Maz­zuc­chel­li explo­ra ao máx­i­mo a lin­guagem dos quadrin­hos, brin­can­do com recur­sos grá­fi­cos como cor e esti­los de desen­ho para ampli­ar a gama de sig­nifi­ca­dos que per­me­iam a história. O design da edição é belís­si­mo e todo detal­he tem função narrativa.

Asterios-2Polyp inter­age com diver­sos per­son­agens inter­es­santes, cada um inter­pre­tan­do uma per­spec­ti­va sobre a vida, a arte, o caos e a ordem. Para cada per­son­agem foi desen­volvi­da uma caligrafia espe­cial para car­ac­teri­zar suas falas.

Ao mes­mo tem­po em que abor­da diver­sas ideias e abre por­tas para mui­ta dis­cussão e reflexão, o livro não é em nen­hum momen­to pedante ou modor­ren­to. A nar­ra­ti­va flui e os per­son­agens cati­vam o leitor. Além de Aste­r­ios, a adoráv­el Hana, a excên­tri­ca Ursu­la e o vai­doso Willy Ili­um se destacam.

Tra­ta-se de uma obra espetac­u­lar, ple­na de sig­nifi­ca­dos e leituras, que con­quis­tou a críti­ca ao redor do mun­do e esta­b­ele­ceu um novo pata­mar de qual­i­dade para as chamadas graph­ic nov­els.

Asterios-3

Quem quis­er se apro­fun­dar um pouco mais na obra, veja tam­bém este post no meu blog que escrevi sobre ele.

Aste­r­ios Polyp
Autor: David Mazzucchelli
Edi­to­ra: Quadrin­hos na Cia.
Preço esti­ma­do: R$ 63,00


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in HQ da Semana, Livros and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab