Frequência Global | HQ da Semana

Ficção fan­tás­ti­ca de um grupo de agentes que resolve situ­ações extraordinárias

encadernado_frequencia-capa1A Fre­quên­cia Glob­al é uma força-tare­fa não gov­er­na­men­tal, inde­pen­dente, com­pos­ta por 1001 agentes. Miran­da Zero, a líder do grupo, e Aleph, a moça que coor­de­na a comu­ni­cação da equipe, são as úni­cas per­son­agens con­stantes nas histórias. O elen­co da equipe prin­ci­pal, assim como os próprios desen­his­tas da série, não se repete nunca.

A par­tir dessa pre­mis­sa, War­ren Ellis cria 12 episó­dios que podem ser lidos em qual­quer ordem. São histórias fechadas que ver­sam sobre diver­sos temas, anco­ra­dos em ideias con­tem­porâneas sobre sis­temas de infor­mação e tec­nolo­gia. Fre­quên­cia Glob­al lem­bra um pouco o espíri­to do seri­ado Arqui­vo X, com a equipe reunin­do-se para resolver situ­ações extraordinárias.

Cada caso requer uma habil­i­dade especí­fi­ca e sem­pre há urgên­cia na ação. Assim, uma bom­ba escon­di­da em Lon­dres pede uma espe­cial­ista em le park­our para encon­trá-la a tem­po, uma invasão aliení­ge­na via um vírus cog­ni­ti­vo deve ser com­bat­i­da por uma espe­cial­ista em lin­guís­ti­ca, e por aí vai.

encadernado_frequencia-1

Como cada mis­são requer um tipo de agente e não há nec­es­sari­a­mente um pro­tag­o­nista fixo, nun­ca se sabe se o per­son­agem que acom­pan­hamos con­seguirá cumprir sua mis­são ou chegar vivo ao final da história.

O roteirista Warren Ellis

O roteirista War­ren Ellis

Além do rit­mo acel­er­a­do e da ação con­stante, War­ren Ellis enriquece suas tra­mas apre­sen­tan­do con­ceitos tec­nológi­cos insti­gantes e explo­ran­do-os den­tro de uma ficção fantástica.

A série foi escri­ta entre 2002 e 2004 e muitas das ideias tec­nológ­i­cas abor­dadas por Ellis já não impres­sion­am mais. Ain­da assim, vale acom­pan­har pelos out­ros méri­tos da série, como o roteiro insti­gante e as cria­ti­vas situações.

encadernado_frequencia-capa2O grande méri­to de Fre­quên­cia Glob­al é a val­oriza­ção do tra­bal­ho cole­ti­vo. É a cole­tivi­dade, a coop­er­ação e a diver­si­dade de seus agentes que per­mite atin­gir soluções para os prob­le­mas mais ter­ríveis e emergenciais.

Fre­quên­cia Glob­al — Vol­umes 1 e 2
Autores: War­ren Ellis (roteirista) e diver­sos desenhistas
Edi­to­ra: Panini.
Preço: R$ 39,90 (vol­ume 1) e R$42,00 (vol­ume 2)


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in HQ da Semana, Livros and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab