Vertigo Especial: Atire | HQ da Semana

Lança­men­to com a mel­hor relação qualidade/custo do mês

Vertigo_Especial_atireLança­da esse mês, essa edição de 232 pági­nas reúne um grande apan­hado de diver­sas histórias pub­li­cadas pelo selo Ver­ti­go, da edi­to­ra norte-amer­i­cana DC Comics. A maio­r­ia são histórias cur­tas, de 8 pági­nas em média, falan­do sobre fan­ta­sia e ficção cien­tí­fi­ca. Mas há aque­las que fogem desse tema.

Atire é uma delas e recebe grande destaque, sendo capa da edição. A história, pro­tag­on­i­za­da pelo mago John Con­stan­tine, cau­sou mui­ta polêmi­ca. Ela foi com­ple­ta­mente cen­sura­da na época de sua real­iza­ção, em 1999, e só veio a ser pub­li­ca­da em 2010.

A tra­ma de Atire mostra uma inves­ti­gado­ra do con­gres­so norte-amer­i­cano ten­tan­do com­preen­der o porquê de uma série de matanças que acon­te­ci­am nas esco­las do país. Cri­anças e ado­les­centes que matavam out­ros e se sui­ci­davam. Seria cul­pa de videogames, dro­gas, vio­lên­cia na tv? Durante a inves­ti­gação, a mul­her percebe a pre­sença de Con­stan­tine em muitas fil­ma­gens feitas em cenários de diver­sos crimes. A princí­pio isso levaria o leitor, que acom­pan­ha as histórias do per­son­agem, a imag­i­nar que os assas­si­natos seri­am cau­sa­dos por forças sobre­nat­u­rais. Mas o real moti­vo das mortes que John Con­stan­tine sug­ere é muito mais per­tur­bador e cor­riqueiro. A con­clusão da história é impactante.

Recorte de uma das páginas de “Atire”

Recorte de uma das pági­nas de “Atire”

Atire foi escri­ta e esta­va prestes a ser pub­li­ca­da quan­do acon­te­ceu o mas­sacre em Columbine. A edi­to­ra DC Comics sug­eriu alter­ações na história, que o autor War­ren Ellis não aceitou. Então, a edi­to­ra decid­iu sim­ples­mente não pub­licar e arquiv­ou o mate­r­i­al. Incon­for­ma­do, Ellis demitiu-se.

Emb­o­ra Atire seja a prin­ci­pal atração, a mel­hor HQ da revista é Mate seu namora­do, um dos roteiros mais inspi­ra­dos e insti­gantes do escocês Grant Mor­ri­son. A mais lon­ga história apre­sen­ta­da nes­sa edição, com 56 pági­nas, Mate seu namora­do não tem nada a ver com fan­ta­sia ou ficção cien­tí­fi­ca. Tra­ta-se de uma tra­ma sobre amor, vio­lên­cia, rebel­dia e ado­lescên­cia, que lem­bra um boca­do filmes como Assas­si­nos por Natureza (1994).

Recorte de uma das páginas de “Mate seu namorado”

Recorte de uma das pági­nas de “Mate seu namorado”

Ver­ti­go Espe­cial: Atire apre­sen­ta diver­sos autores e desen­his­tas reno­ma­dos em suas pági­nas, como Mor­ri­son, Ellis, Bri­an Azzarel­lo, Garth Ennis, Peter Mil­li­gan, Jim Lee, Frank Quite­ly, Bri­an Bol­land, Jeff Lamire, Eduar­do Ris­so e muitos outros.

Como toda coletânea, há histórias fra­cas, porém a média do mate­r­i­al apre­sen­ta­do é óti­ma. Vale con­ferir com atenção as HQs Par­ceiros, Ultra: o mul­ti­alien, Brin­que­dos Novos, O Kapas… Enfim, tra­ta-se do lança­men­to com a mel­hor relação qualidade/custo do mês.

Ver­ti­go Espe­cial: Atire
Autores: diversos
Edi­to­ra: Panini
Preço: R$19,90


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in HQ da Semana, Livros and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dossiê Daniel Piza
Spirallab