Amor? estreia em Porto Alegre nesta sexta-feira

Vence­dor do Prêmio do Júri Pop­u­lar e do Prêmio Vagalume do 43º Fes­ti­val de Brasília do Cin­e­ma Brasileiro, Amor? chega às telas do Rio Grande do Sul no próx­i­mo dia 27 de maio. Nem ficção, nem doc­u­men­tário, o lon­ga é um híbri­do dos dois. Para relatar rela­ciona­men­tos amorosos em que a vio­lên­cia é parte do cotid­i­ano, inde­pen­dente da for­ma em que se apre­sen­ta, atores repro­duzi­ram depoi­men­tos ver­dadeiros col­hi­dos de víti­mas dessas relações, baseadas em ciúmes, cul­pa, paixão e poder.

A opção do dire­tor João Jardim, con­sagra­do por filmes como Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz e Lixo Extra­ordinário, foi escol­hi­da dev­i­do à del­i­cadeza do tema. “Até pen­sei em mostrar os ver­dadeiros per­son­agens na tela, mas, além da pri­vaci­dade de cada um, havia a pri­vaci­dade do par­ceiro de quem falavam. Além dis­so, havia tam­bém questões legais. Poderíamos ou não expor estas pes­soas a esta situ­ação? Então, optei por con­vi­dar atores. Por isso, Amor? não é um doc­u­men­tário. Nem ficção. É impos­sív­el de clas­si­ficá-lo”, afir­mou o diretor.

Para repro­duzir a vivên­cia destas pes­soas na tela, o time de atores, a maio­r­ia expe­ri­entes, ensaiou antes de gravar os tre­chos de depoi­men­tos sele­ciona­dos, mas não pesquisou sobre seus per­son­agens. A ideia do dire­tor era ter atu­ações livres, para que o elen­co pudesse incor­po­rar as histórias. A lista inclui nomes como Lil­ia Cabral, Eduar­do Mosco­vis, Julia Lem­mertz, Ânge­lo Antônio, Fabi­u­la Nasci­men­to, Mar­i­ana Lima, Sil­via Lourenço, Cláu­dio Jab­o­randy e Leti­cia Collin.

Para o proces­so de pesquisa e seleção dos entre­vis­ta­dos de Amor?, Jardim con­tou com o tra­bal­ho de Renée Caste­lo Bran­co. A fase de pesquisas, real­iza­da em cen­tros, orga­ni­za­ções e del­e­ga­cias, con­sum­iu um ano de tra­bal­ho. Foram gravadas 50 entre­vis­tas. Destas, oito foram sele­cionadas para serem inter­pre­tadas pelos atores.

O filme Amor? estre­ou em abril em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Hor­i­zonte, San­tos, Sal­vador e For­t­aleza. Em Por­to Ale­gre, o lon­ga foi exibido durante o 7º Fes­ti­val de Verão do RS de Cin­e­ma Inter­na­cional e terá uma sessão de pré-estreia para con­vi­da­dos no próx­i­mo dia 19 de maio, às 21h30 no Uni­ban­co Arteplex. Amor? é uma pro­dução da Copaca­bana Filmes, copro­dução Fogo Azul Filmes, GNT e Labocine e con­ta com patrocínio da AVON. Out­ras infor­mações, fotos e trail­er no site ofi­cial.

Trail­er:

httpv://www.youtube.com/watch?v=rzkWlh3DA8I


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Notícias de Cinema and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab