Julho 2014 | Editorial

Novi­dades e temas do inter­ro­gAção para o mês de Jul­ho de 2014

O que te dá Tesão na vida?

É com a per­gun­ta aci­ma que a Revista Trip de Jun­ho (#233) cole­ta alguns depoi­men­tos para o seu espe­cial “Cadê o Tesão?”. E o que isto tem haver com o inter­ro­gAção? Tudo! Afi­nal, é o Tesão (sem­pre com T maiús­cu­lo) que move cada cen­tímetro deste por­tal. Não só o Tesão pela cul­tura e pelo jor­nal­is­mo, que por enquan­to é só dig­i­tal, mas prin­ci­pal­mente o Tesão pelo com­par­til­hamen­to de con­hec­i­men­to. Escreve­mos e pub­li­camos neste espaço para com­par­til­har nos­sas exper­iên­cias, opiniões, anális­es e tudo que faz o nos­so coração bater mais forte.

editorial-julho

A ener­gia é o entu­si­as­mo em movimento.

Cada um tem o seu jeito par­tic­u­lar e pecu­liar de comu­nicar aqui­lo que sente e de viv­er suas emoções. Alguns con­seguem se expres­sar mais pela escri­ta e de maneira mais intro­ver­ti­da, que é o tema da crôni­ca deste mês da Mar­il­ia. Já out­ras vezes, são mais reativos e podem até ser inter­na­dos por isso, como acon­te­ceu com o per­son­agem Neto do filme “Bicho de Sete Cabeças, explo­rado em uma análise da Mara. Tam­bém tem aque­las vezes que sim­ples­mente deci­dem ir emb­o­ra, como fez Che Gue­vara em sua céle­bre viagem de moto pela Améri­ca do Sul, figu­ra que Rafael comen­ta a biografia. Mas não vamos esque­cer tam­bém do “mun­do vir­tu­al”, ou “afas­ta­do do tecla­do” (away from key­board), que o ativista Aaron Swartz uti­li­zou como seu prin­ci­pal meio de expressão, retrata­do no doc­u­men­tário “Inter­net’s own boy”, lança­do faz poucos dias e do qual falarei.

Além do con­teú­do aci­ma que vai ser pub­li­ca­do ao lon­go do mês, con­tin­uare­mos tam­bém mel­ho­ran­do a orga­ni­za­ção do por­tal. Os mais aten­tos já devem ter perce­bido que no mês pas­sa­do tra­bal­hamos prin­ci­pal­mente na orga­ni­za­ção do menu, sep­a­ran­do o con­teú­do em anális­es, críti­cas, entre­vis­tas, crôni­cas, … além de out­ras peque­nas mudanças no site.

Para quem esta­va se per­gun­tan­do a respeito do Con­cur­so Cul­tur­al que anun­ci­amos no edi­to­r­i­al de qua­tro anos do inter­ro­gAção, ago­ra ele final­mente será divulgado!

Difí­cil ter­mi­nar este edi­to­r­i­al sem lem­brar da óti­ma frase, e títu­lo de livro, do Rober­to Freire (1927–2008), que aca­ba sendo um grande norteador: Sem Tesão não há solução.


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
This entry was posted in Editorial and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.


Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab