Amor? estreia em Porto Alegre nesta sexta-feira

Vencedor do Prêmio do Júri Popular e do Prêmio Vagalume do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Amor? chega às telas do Rio Grande do Sul no próximo dia 27 de maio. Nem ficção, nem documentário, o longa é um híbrido dos dois. Para relatar relacionamentos amorosos em que a violência é parte do cotidiano, independente da forma em que se apresenta, atores reproduziram depoimentos verdadeiros colhidos de vítimas dessas relações, baseadas em ciúmes, culpa, paixão e poder.

A opção do diretor João Jardim, consagrado por filmes como Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz e Lixo Extraordinário, foi escolhida devido à delicadeza do tema. “Até pensei em mostrar os verdadeiros personagens na tela, mas, além da privacidade de cada um, havia a privacidade do parceiro de quem falavam. Além disso, havia também questões legais. Poderíamos ou não expor estas pessoas a esta situação? Então, optei por convidar atores. Por isso, Amor? não é um documentário. Nem ficção. É impossível de classificá-lo”, afirmou o diretor.

Para reproduzir a vivência destas pessoas na tela, o time de atores, a maioria experientes, ensaiou antes de gravar os trechos de depoimentos selecionados, mas não pesquisou sobre seus personagens. A ideia do diretor era ter atuações livres, para que o elenco pudesse incorporar as histórias. A lista inclui nomes como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Julia Lemmertz, Ângelo Antônio, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Silvia Lourenço, Cláudio Jaborandy e Leticia Collin.

Para o processo de pesquisa e seleção dos entrevistados de Amor?, Jardim contou com o trabalho de Renée Castelo Branco. A fase de pesquisas, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas pelos atores.

O filme Amor? estreou em abril em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santos, Salvador e Fortaleza. Em Porto Alegre, o longa foi exibido durante o 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional e terá uma sessão de pré-estreia para convidados no próximo dia 19 de maio, às 21h30 no Unibanco Arteplex. Amor? é uma produção da Copacabana Filmes, coprodução Fogo Azul Filmes, GNT e Labocine e conta com patrocínio da AVON. Outras informações, fotos e trailer no site oficial.

Trailer:


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Cinema e tags , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spirallab