Nova geração de Dramaturgos: Royal Court Theatre em Curitiba

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-PR traz a Curitiba grandes nomes internacionais do teatro para participarem de uma série de atrações ligadas a dramaturgia, a partir desta sexta-feira (25). Haverá debates e bate papos com integrantes do Royal Court Theatre, o teatro mais importante da Europa e referência mundial em dramaturgia contemporânea, além da participação dos dramaturgos Alberto Villarreal, do México, e dos brasileiros Marcio Abreu e Roberto Alvim.

A semana de imersão no teatro é uma iniciativa do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, que tem como parceiro o British Council. O Royal Court Theatre, do Reino Unido, é um centro de formação de novos dramaturgos para a Europa. “A função do Núcleo é promover a criação teatral, não só localmente, mas com reflexos nacionais, já que estamos fomentando a discussão teatral no país”, explica a gerente de cultura do Sesi-PR, Anna Zétola.

Dentro da programação, no dia 25, às 20h, acontece uma Mesa Redonda com integrantes do Royal Court Theatre. Participam da mesa: Elyse Dodgson, ganhadora do Young Vic Award; Mike Bartlett, dramaturgo ganhador de diversos prêmios como Olivier, Writer’s Guild Tinniswood e Imison; e Lyndsey Turner, diretora associada do Sheffield Theatres e do Gate Theatre, além da presença de Roberto Alvim, dramaturgo, diretor e orientador da Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia.

Já nos dias 27, 28 e 29, acontece o Workshop com Alberto Villareal, dramaturgo mexicano fundador e diretor artístico do Productios Artilharia. E, no dia 28, Alberto Villarreal também participa de uma mesa redonda com o ator, diretor e dramaturgo Marcio Abreu. Marcio é fundador e integrante da Companhia Brasileira de Teatro desde 1999.

O dramaturgo e diretor Marcos Damaceno, que coordena o Núcleo Sesi Paraná, afirma que é preciso investir em projetos que promovem uma grande mudança no pensamento e no conhecimento em dramaturgia. “O meu pensamento é mais ou menos como o pensamento do Stephen Daldry, diretor dos filmes As Horas e O Leitor, e antigo diretor do Royal Court Theatre, que diz que o governo britânico investe em centros de formação, como investe em centros de pesquisa genética, para assim tentar avançar também no conhecimento e entendimento do que são o homem e vida”, explica Damaceno. Diz Stephen Daldry: “investimos muito dinheiro, tempo e esforços para que de vez em quando surja uma Sarah Kane (expoente da dramaturgia britanica), e a obra desta, por sua vez, nos ajude a melhor entender, descobrir e inventar o homem de nossa época”.

Serviço:
Mesa Redonda com integrantes do Royal Court Theatre (Inglaterra) e Roberto Alvim (Brasil)
Data: 25/11, às 20h
Local: Casa Hoffmann – Rua Claudino dos Santos, 58. Largo da Ordem.

Mesa Redonda com Alberto Villarreal (México) e Marcio Abreu (Brasil)
Data: 28/11, às 20h
Local: Miniauditório Teatro Guaíra – Rua Amintas de Barros, s/n

Workshop com Alberto Villarreal
Data: 27, 28 e 29/11

Para inscrições e mais informações: www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emNotícias de Eventos e tags , , , , , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Spirallab