A Chegada | HQ da Semana

Uma belíssima obra sobre diversidade e solidariedade

Chegada-capaUma história em quadrinhos que usa apenas imagens e nenhuma palavra. Ou melhor, nenhuma palavra em idioma conhecido. Vemos textos em caracteres imaginários, letras fantásticas incompreensíveis que acabam se tornando parte das imagens.

Isso é um artifício narrativo do autor Shaun Tan, que pretende criar no leitor a sensação do protagonista da história: ser imigrante em um país completamente estranho, de cultura praticamente alienígena.

A arte do álbum é embasbacante, magnificamente desenhada a lápis. As imagens procuram reproduzir fotografias antigas que retratavam a chegada de estrangeiros à América no começo do século XX.

Há todo um clima de nostalgia, mas o tempero especial do álbum é a fantasia. Nesse novo país, o nosso protagonista toma contato com estranhas criaturinhas que parecem Pokémons, com hábitos e estruturas de trabalho radicalmente diferentes das que conhecia e, principalmente, com outros estrangeiros como ele, que vieram de lugares ainda mais estranhos com histórias comoventes e surpreendentemente reais.

Chegada-1

A Chegada é uma belíssima obra sobre diversidade e solidariedade. Com suas silenciosas imagens em tom de sépia, está cheia de sons, histórias, cores e vida. Shaun Tan compôs uma história cheia de poesia e sensibilidade, marcada por elementos fantásticos que parecem simultaneamente estranhos e familiares. Uma história sobre pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo com tanto em comum.

Chegada-2

A Chegada
Autor: Shaun Tan
Editora: Edições SM
Preço estimado: R$48,00


Todas as informações e opiniões publicadas no interrogAção não representam necessariamente a opinião do portal, e são de total responsabilidade dos seus respectivos autores.
 
Este post foi publicado emHQ da Semana, Livros e tags , , , , , . Bookmark o permalink. Comentar ou deixar um trackback:Trackback URL.


Spirallab